3 de maio

Arquidiocese celebra memória da primeira Missa em Brasília

A primeira Missa foi celebrada em 1957 e presidida pelo, na época, arcebispo de São Paulo, cardeal Carlos Camelo de Vasconcelos Motta

Da redação, com Arquidiocese de Brasília

Com uma Celebração Eucarística, a Arquidiocese de Brasília, recordará no próximo domingo, 3, a primeira Missa celebrada na Capital Federal. A celebração terá início às 10h30, e acontecerá na Catedral Metropolitana de Brasília.

A Missa será presidida pelo monsenhor Piergiorgio Bertoldi, recentemente nomeado pelo Papa Francisco, Núncio Apostólico de Burkina Faso – Niger na África, e concelebrada pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha e pelo Núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanii d’ Aniello, juntamente com outros bispos e sacerdotes.

Um marco histórico

A primeira Missa do Distrito Federal foi celebrada em 1957 e presidida pelo, na época, arcebispo de São Paulo, cardeal Carlos Camelo de Vasconcelos Motta. A cerimônia ocorreu na Praça do Cruzeiro, marcando o início da construção de Brasília. Foi também nesta primeira Missa que a Capital Federal recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, preservada até então na Catedral. A cruz de madeira usada na Celebração também está exposta na Catedral.

primeira_missa_brasília

Primeira Missa celebra em Brasília, presidida pelo cardeal de São Paulo na época / Foto: Arquivo público / Arquidiocese de Brasília

Desde 2008, a Arquidiocese de Brasília relembrava este fato histórico com uma Missa na Praça do Cruzeiro, ponto mais alto do Planalto Central. Mas em 2014, a realização desta solenidade foi transferida para a Catedral Metropolitana de Brasília.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo