Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, comemora nesta quinta-feira, 25, seus 16 anos de ordenação episcopal. O aniversário é mais um momento marcante na vida religiosa do arcebispo metropolitano, que preside o Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
Esta semana, seus trabalhos estão diretamente relacionados à vinda do Papa Francisco e seu roteiro de viagem. Acompanhando Alberto Gasbarri, responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre, e sua comitiva, dom Orani visita pontos importantes relacionados à JMJ – Base Aérea do Galeão (RJ), hospitais, hotéis e a cidade de Aparecida, que já está inserida na agenda do Sumo Pontífice.
Segundo a assessora de imprensa da JMJ Rio2013, Carol de Castro, dom Orani está sempre preocupado com os preparativos do evento: “Ele está muito envolvido, tudo passa por ele, que toma todas as decisões com o apoio dos diretores de cada área”, disse.
Na amanhã do último sábado, 20, o arcebispo metropolitano comemorou os quatro anos à frente da arquidiocese da JMJ, com missa em ação de graças. Durante a celebração na Capela de Santo Antônio, em Guaratiba, proferiu o desejo de que todos os fiéis vivam seus testemunhos de fé, a exemplo de Jesus Cristo: “Peçamos a Deus que, pela fé, não se tenha onde ir e o que fazer, a não ser seguir Jesus”.
Da Ordem Cisterciense, dom Orani foi sagrado bispo em 25 de abril de 1997, tornando-se responsável pela diocese de São José do Rio Preto (SP). Tomou posse da arquidiocese do Rio de Janeiro em 19 de abril de 2009.