O arcebispo da Igreja Maronita no Brasil, Dom Edgard Madi, visita, nesta segunda-feira (18), a sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Ele apresenta o programa "Memórias do Líbano", todas as quintas, às 20h, na TV Canção Nova, no qual fala sobre a história desse país [Líbano], sobre a Igreja Maronita e até mesmo sobre a culinária e a língua árabe.
O prelado conheceu a Canção Nova no Líbano, país em que nasceu. Quando veio ao Brasil, para residir e exercer funções episcopais, colocou à disposição da comunidade as instalações da igreja Nossa Senhora do Líbano em São Paulo, visando unir forças na salvação das almas.
Nascido em Beit Mery, histórica cidade a 16 km da capital libanesa, Beirute, visitou diversas vezes o Brasil antes de ser transferido para cá. Fluente nos idiomas português, francês, inglês e, naturalmente, árabe, é um fervoroso estudioso, desde a juventude, do diálogo entre as religiões, principalmente, a cristã e a islâmica.
A Eparquia Maronita, no Brasil, existe desde 1962. Localizada no bairro da Liberdade, na capital paulista, é a maior colônia maronita fora do Líbano. Os maronitas são católicos, têm o Papa Bento XVI como sua máxima autoridade e seguem rito oriental próprio.
Indicado pelo Vaticano, Dom Edgard assumiu oficialmente o bispado maronita no país no dia 10 de dezembro de 2006. É o quarto bispo maronita da diocese.