Cerca de 125 milhões de brasileiros devem votar hoje, entre 8 e 17 horas, em alguma das 3.073 zonas eleitorais espalhadas pelo país. No total, são 432,6 mil urnas disponíveis para o eleitor exercer o direito de escolha de quem vai representá-lo nas esferas estadual e federal.
O maior eleitorado está na capital paulista, com 7,9 milhões de votantes. O menor também se encontra em São Paulo, na cidade Bora, com 834 eleitores. Os Estados Unidos, por sua vez, concentram o maior eleitorado brasileiro no exterior, com 32.017 eleitores.
Pelos cálculos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vão trabalhar nesta eleição cerca de 3 milhões de pessoas entre servidores da Justiça Eleitoral, mesários e voluntários. São 1,5 milhão de mesários no total – quatro a seis por seção.
Os eleitores devem escolher entre cerca de 19 mil candidatos os que vão preencher os 1.627 cargos como deputados distritais, deputados federais, senadores, governadores e o presidente da República. Vinte e sete partidos estão na disputa.
Os números finais do total de gastos e arrecadações de cada campanha ainda não foram divulgados. O balanço será disponibilizado pelo TSE 30 dias após o término das eleições.