A sexta edição da ExpoCatólica, Feira Internacional de Produtos e Serviços para Igrejas, Livrarias e Lojas de artigos religiosos, realiza-se entre 7 e 10 de agosto, no ExpoCenter Norte, São Paulo. Em 7 de agosto, às 15 horas, ocorrerá o lançamento oficial do tema da Campanha da Fraternidade 2009, escolhido pela CNBB.
O tema da CF 2009 é “Segurança Pública”. Com a presença de Dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a solenidade contará também com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e com as principais autoridades da sociedade civil do estado de São Paulo.
Segundo o responsável pela Comunicação Social da CNBB, Padre Vanzella, o que motivou a realização da Campanha da Fraternidade sobre segurança foram os pedidos dos regionais da CNBB, sem que tenha sido tenha levado em consideração nenhum evento específico. “A Campanha tem como foco, desde violência doméstica até a questão da segurança no trânsito”, relata. “Devemos promover encontros sobre segurança para pais, priorizando os aspectos ‘formativos’ sobre os ‘informativos’ e valorizando o testemunho de vida com sua imensa capacidade formadora, para a criança e o adolescente. Pretendemos também desenvolver nas escolas, especialmente nas católicas, uma educação voltada para o exercício da cidadania e o compromisso de todos na conquista da paz e da segurança pública, capacitando de forma permanente os docentes, dentre outras ações”.
Segundo relata Padre Vanzella, a campanha vai incentivar a criação de centros que ofereçam programas de formação sobre temas voltados para as questões de segurança pública, além de promover uma pastoral familiar capaz de ajudar cada família a superar os problemas de violência doméstica. “Assegurar que se organizem serviços de caridade para com as vítimas da violência e seus familiares e promover a formação de leigos competentes e animá-los a organizarem-se para a construção de uma sociedade segura, incentivando-os a participar em organismos de decisão, nacionais e internacionais, são algumas das ações descritas no programa”, finaliza.
O horário de funcionamento da ExpoCatólica é das 11h às 20 horas. O acesso à feira nos dias 7 e 8 é restrito aos profissionais do setor, e nos dias 09 e 10, aberto ao público, com ingressos a R$ 5 ou 1 Kg de alimento.
Leia mais
.: Campanha da Fraternidade 2009 já tem cartaz