CNBB

Aproxima-se data da Assembléia dos bispos, em Itaici

A 46ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai debater como tema central as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Realizada em Itaici, município de Indaiatuba (SP), de 2 a 11 de abril, a Assembléia é definida pelo Estatuto da CNBB como "a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil".

As novas Diretrizes estão em processo de elaboração desde o segundo semestre de 2007.  A Comissão encarregada da redação já enviou aos bispos a primeira versão das DGAE e, agora, recebe as emendas para serem incorporadas ao texto que será apresentado na Assembléia.

"As Diretrizes reúnem orientações para a 'nova evangelização' que a Igreja no Brasil foi elaborando, desde o Vaticano II, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro e, particularmente na América Latina, levando em conta sua própria existência pastoral e a realidade social", escreviam os bispos ao aprovarem as Diretrizes de 1999.

Desde 1975, as Diretrizes são renovadas a cada quatro anos. Seguindo esta prática, no ano passado, os bispos deveriam ter aprovado novas Diretrizes. No entanto, na Assembléia de 2006 os bispos decidiram prorrogar por mais um ano o tempo de vigência das atuais DGAE, conhecido como Documento 71, tendo em vista a realização da V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho no ano de 2007, em Aparecida (SP). Desta forma, as novas Diretrizes poderiam ser feitas considerando as conclusões da Conferência.

Outros temas

Além do tema central, os mais de 300 bispos que participarão da Assembléia debaterão, também, a Pastoral Afro-Brasileira, o Projeto Nacional de Evangelização, Aplicações das conclusões da Conferência de Aparecida, Missão Continental e Ano Paulino.  Uma Declaração sobre as eleições municipais deste ano deverá ser aprovada pela Assembléia. Além disso, serão eleitos os bispos para representar a Igreja do Brasil no Sínodo dos Bispos que será realizado de 5 a 26 de outubro em Roma.

O Sistema Canção Nova de Comunicação fará a cobertura do evento. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo