Aniversário de São Paulo

Apóstolo Paulo é novo padroeiro da cidade

Apóstolo Paulo é novo padroeiro da cidade Antecedendo a festa dos 454 anos da fundação da cidade de São Paulo, nesta sexta-feira, 25 de janeiro, a Arquidiocese antecipa a festa de seu centenário com o anúncio de que o apóstolo Paulo é, a partir de agora, padroeiro oficial da Arquidiocese.

O anúncio foi feito na edição do jornal da Arquidiocese “O SÃO PAULO” pelo cardeal Dom Odilo Scherer, em sua coluna ‘Encontro com o Pastor’. Antes mesmo de chegar ao conhecimento dos fiéis paulistanos, a notícia já agrada a teóricos ligados à Igreja.

.: Arquidiocese de São Paulo celebra Missa pelos 454 anos da cidade

Para o teólogo Luiz Felipe Pondé, professor da PUCSP, ‘quanto mais padroeiros uma diocese tem, melhor é para a vida daquela diocese’. Isso porque, para o teólogo, a referência aos santos é essencial para o cristianismo, cuja ética principal é justamente a santidade.

Em se tratando do ‘apóstolo dos gentios’,  Felipe Pondé acredita que a Arquidiocese fez “uma escolha feliz”, pois “a figura de São Paulo como padroeiro dará um tom de alto nível cultural à Igreja paulistana”.

“São Paulo é uma grande figura intelectual. Nos seus primeiros anos de vida, o cristianismo precisou responder muitas questões filosóficas e foi justamente ao apóstolo Paulo que esta tarefa recaiu”,explicou Pondé.

Já para a biblista Ana Flora Anderson, o apóstolo Paulo ‘é a figura mais significativa’ para a Igreja de São Paulo, neste momento pós Conferência de Aparecida, “em que Dom Odilo quer fazer da Arquidiocese uma Igreja missionária e evangelizadora”. Ana Flora afirmou ao jornal que vê em São Paulo a figura do evangelizador que se entrega integralmente para a causa do Evangelho.

“Por ser mulher, me chama muita atenção o fato de Paulo ter afirmado que quando evangelizava, sentia-se como uma mãe”, lembrou. Além disso, Ana afirmou que ‘as  limitações humanas do apóstolo Paulo manifestam justamente as grandezas de  Deus’, e que este será ‘um grande exemplo para os fiéis paulistanos’.

A comemoração do novo padroeiro será amanhã, 25 de janeiro, com a vantagem, apontada por Dom Odilo, de que neste dia a cidade já tem um feriado civil. Segundo o arcebispo, a publicação oficial será feita quando a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos enviar à Arquidiocese o documento com a declaração da Santa Sé sobre o novo padroeiro.

Para Dom Odilo, “essa  decisão marcará o centenário da Arquidiocese e o Ano Santo especial de São Paulo, que será aberto para todo o mundo no dia 28 de junho deste ano”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo