Nesta terça-feira

Após retornar ao Brasil, Cardeal Orani celebra Missa no RJ

Cardeal Orani Tempesta chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira, 25, e presidiu a Santa Missa na Catedral São Sebastião

Da redação, com Arquidiocese do RJ

Após retornar ao Brasil, Cardeal Orani celebra Missa no RJ

Catedral São Sebastião ficou lotada para acolher o Cardeal Orani Tempesta (Foto: Arquidiocese RJ)

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, foi acolhido calorosamente por milhares de fiéis na tarde desta terça-feira, 25, na Catedral de São Sebastião. Ele foi criado cardeal no último sábado, 22, pelo Papa Francisco.

Com alegria, os fiéis cumprimentaram Dom Orani, que se tornou o sexto cardeal da arquidiocese. Ainda na entrada da Catedral, o arcebispo foi muito aplaudido pelos presentes e homenageado pela banda da Polícia Militar, que executou o Hino do Vaticano e o Hino Nacional.

Entre as autoridades militares e civis, federais, estaduais e municipais presentes, estavam: o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, que representou o governador Sérgio Cabral, e o vice-prefeito, Adilson Pires. Além do príncipe de Orleans e Bragança, da Família Imperial.

Antes de iniciar a Santa Missa, no início da noite, o cardeal homenageou a padroeira do Brasil, rezando o Ângelus diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Após o canto ‘Salve Rainha’, o arcebispo descerrou o seu novo brasão, no altar da Catedral. No início da Sagrada Eucaristia, Dom Orani afirmou que celebrava a Missa pela evangelização.

A celebração Eucarística foi concelebrada por todos os bispos auxiliares e eméritos da Arquidiocese do Rio e por bispos do Regional Leste 1 da CNBB: o bispo de Nova Iguaçu e vice-presidente do Regional, Dom Luciano Bergamin; o bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifan; o bispo emérito de Valença, Dom Elias James Manning, e o bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Waldyr Calheiros Novaes.

Sentir com a Igreja

Na homilia, Cardeal Tempesta agradeceu a presença de todos e a acolhida calorosa. Ele destacou as consequências dessa responsabilidade confiada a ele e, consequentemente, a toda Igreja no Rio.

Após retornar ao Brasil, Cardeal Orani celebra Missa no RJ“Toda a arquidiocese é chamada a ter um coração que bate em uma dimensão universal com a Igreja. É preciso abrir ainda mais o horizonte, ‘sentir com a Igreja’ presente no mundo. Convido a todos a junto comigo terem esse olhar mais amplo, esse compromisso de unidade ao Papa Francisco”, motivou.

Dom Orani falou sobre a carta “Alegrai-vos” da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e incentivou os fiéis a lerem a carta que o Papa Francisco escreveu às famílias, pedindo orações pelo Sínodo que acontecerá em outubro.

Sobre o Evangelho, Cardeal Tempesta ressaltou que é preciso ir e evangelizar. Ele reforçou que a humildade é a verdadeira maneira de servir.

“Toda nossa vida não deve ter outro alicerce a não ser Jesus, Nosso Senhor. Somos chamados a anunciar sempre Cristo, como aquele que é a vida do mundo, a salvação da humanidade. Nossa evangelização precisa gerar justiça e paz. Que como Maria, nossa mãe, digamos o nosso sim”, afirmou.

No final da celebração, o vigário episcopal para a Caridade Social, cônego Manuel Manangão, dedicou palavras de agradecimento ao arcebispo e presenteou o cardeal com uma imagem de São João Maria Vianney e com um quadro com a pintura do retrato do arcebispo. Em seguida, o cardeal entregou aos bispos presentes, a sua Carta Pastoral, com o tema: “Amar, Unir e Servir”. “Eles representam neste momento todos e cada um dos fiéis, a quem dedico esta carta pastoral”, explicou Dom Orani.

Antes da bênção final, o Cardeal Tempesta ainda presenteou seis crianças com as cruzes que recebeu de crianças em Roma e convidou a todos a incentivarem o despertar das vocações. O novo cardeal pediu a oração de todos para que possa continuar cumprindo sua missão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo