Bolsonaro

Após eleição, Bolsonaro visita pela primeira vez cidades do Vale (SP)

Jair Bolsonaro fez nesta sexta-feira, 30, breve passagem por instituições localizadas nas cidades de Guaratinguetá, Aparecida e Cachoeira Paulista

Julia Beck
Da redação

Presidente eleito, Jair Bolsonaro durante compromisso na manhã desta sexta-feira, 30/ Foto: Canção Nova/ Wesley Almeida

O presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, fez uma breve passagem nesta sexta-feira, 30, pelas cidades de Guaratinguetá, Aparecida e Cachoeira Paulista, todas localizadas no Vale do Paraíba, São Paulo. Durante a manhã, Bolsonaro participou da Solenidade Militar de Formatura da 247ª turma do curso de Formação de Sargentos (CFS), Esquadrão Azul, Turma Condá, da 29ª turma do Estágio de Adaptação à Graduação Sargento (EAGS), Esquadrão Prata e da Turma Sírius — todas pertencentes a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). No início da tarde, Bolsonaro visitou a Basílica Nacional e ao Santuário do Pai das Misericórdias, da Comunidade Canção Nova (CN).

Jair Bolsonaro chegou ao pátio do Prédio do Comando da EEAR, em Guaratinguetá, às 10h30, e participou da formatura dos 530 novos sargentos. O presidente eleito participou da homenagem e entrega do prêmio Honra ao Mérito, do Ministério da Defesa, e acompanhou as premiações da Força Aérea Brasileira e da Medalha Eduardo Gomes Aplicação de Estudo. Ao final da cerimônia, Bolsonaro concedeu uma entrevista à imprensa e falou dos temas: indulto de natal, a indicação do almirante Bento Costa Lima para o Ministério de Minas e Energia, novos investimentos no Vale do Paraíba, relações internacionais, futura indicação para a pasta de Meio Ambiente, segurança e combate ao crime organizado e a intervenção militar no Rio de Janeiro que não será prorrogada.

Bolsonaro durante entrega do prêmio Honra ao Mérito, do Ministro da Defesa/ Presidente eleito, Jair Bolsonaro durante compromisso na manhã desta sexta-feira, 30/ Foto: Canção Nova/ Wesley Almeida

Sobre o indulto, Bolsonaro observou: “Será completamente diferente. Não é somente uma questão de corrupção, qualquer criminoso tem que cumprir sua pena de forma integral, essa é a nossa política, é isso inclusive que acertei com Sérgio Moro, indicado para ser Ministro da Justiça, para tratar essas questões. Se não houver punição ou se a punição for extremamente branda, acho que é um convite à criminalidade”.

Com relação ao novo indicado para o Ministério de Minas e Energia, o presidente eleito afirmou: “Ele tem conhecimento do assunto, é uma pessoa honrada, que está com muita vontade de buscar soluções para questões graves que temos pela frente”. A respeito da futura interrupção da intervenção militar no Rio de Janeiro, Bolsonaro declarou: “Eu assumindo, não a prorrogarei. (…) Quero uma retaguarda jurídica para as pessoas que trabalham na segurança do nosso Brasil. Não posso admitir que o integrante das Forças Armadas, da Polícia Militar, da Polícia Federal, entre outros, após o cumprimento da missão, respondam a um processo”.

Novos sargentos da EEAR, durante formatura/ Presidente eleito, Jair Bolsonaro durante compromisso na manhã desta sexta-feira, 30/ Foto: Canção Nova/ Wesley Almeida

Após a coletiva, Jair Bolsonaro fez uma rápida visita à Basílica Nacional de Aparecida, e seguiu rumo ao Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, localizado em Cachoeira Paulista. Na ocasião, o presidente eleito foi recebido pelo fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib, pela cofundadora da comunidade, Luzia Santiago, o presidente da Fundação João Paulo II, Wellington Silva Jardim, padre Bruno Costa, e demais autoridades.

No Santuário, Monsenhor Jonas rezou pelo presidente e pediu sabedoria para este novo período. “O Pai quer abraçá-lo e fazer com que o senhor caminhe pelos caminhos dEle para que Ele possa levá-lo a um Brasil mudado. (…) Assim como Salomão, que Deus o dê toda a sabedoria. Salomão não pediu riquezas, nem vitórias sobre seus inimigos, mas pediu sabedoria. Senhor dá a ele a sua sabedoria”, rogou. Os fiéis participaram também do momento de oração.

Bolsonaro durante momento de oração no Santuário do Pai das Misericórdias em Cachoeira Paulista (SP)/ Presidente eleito, Jair Bolsonaro durante compromisso na manhã desta sexta-feira, 30/ Foto: Canção Nova/ Wesley Almeida

“Quero mais uma vez agradecer a Deus por estar vivo. Fui salvo por homens, mas pelas mãos de Deus. Agradeço o apoio, consideração, confiança e orações. Entendo que o que acontece comigo é uma missão de Deus. Como disse, há pouco, Monsenhor Jonas, quero avançar um pouco mais, e quero pedir mais que sabedoria, quero pedir coragem para decidir acertadamente o destino desta grande nação chamada Brasil”, falou Bolsonaro.

Depois de sua passagem pelo Santuário, Bolsonaro encontrou-se com a imprensa no Auditório São Paulo, na sede da Canção Nova. Durante coletiva, o presidente assegurou que permanecerá com as isenções de impostos e taxas sob as Igrejas e comunidades que realizam trabalhos filantrópicos. Bolsonaro comentou também a proximidade econômica de seu futuro governo com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sua linha conservadora e possíveis incentivos ao turismo religioso.

Acompanhado durante toda esta sexta-feira pelo futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, pelo chefe de gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno, e pelo senador eleito, Major Olímpio, o presidente eleito seguirá neste sábado, 1, para a cidade de Resende, no interior do Rio de Janeiro, onde participará da cerimônia de Formatura dos Cadetes Aspirantes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Coletiva de imprensa do presidente eleito na Canção Nova/ Presidente eleito, Jair Bolsonaro durante compromisso na manhã desta sexta-feira, 30/ Foto: Canção Nova/ Wesley Almeida

Veja também a reportagem de Fernanda Ribeiro, Genilson Pacetti e Messias Junqueira

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo