Brasil

Após confirmação na Bahia, número de casos de coronavírus sobe para 9

Paciente na Bahia é mulher, tem 34 anos e retornou da Itália

Da redação, com Agências

Casos de coronavírus chegam a 9 no país./ Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, na manhã desta sexta-feira, 6, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação.

Na tarde desta quinta-feira, 5, o número de casos no Brasil havia chegado a 8. Ao todo, agora, além do último na Bahia, são seis casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. O Ministério da Saúde aguarda ainda a confirmação para mais um caso que ainda aguarda o resultado da contraprova, no Distrito Federal. Trata-se de uma mulher, de 53 anos, que viajou pela Inglaterra e Suíça.

Caso na Bahia

O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirma o secretário.

A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, sem sintomas, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo