Consulta

Anvisa discute remodelagem de rótulos de alimentos

Consulta será feita até julho; agência quer melhorar a informação nutricional dos rótulos dos alimentos

Da redação, com Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer melhorar as informações nutricionais que são colocadas nos rótulos dos alimentos. Por isto, está recebendo contribuições que espera facilitar a compreensão das principais propriedades nutricionais e reduzir as situações que geram engano quanto à composição dos produtos.

Foi elaborado um relatório preliminar de análise de impacto regulatório que investiga as alternativas apresentadas por algumas entidades à Anvisa, além de experiências internacionais de rotulagem estudadas pela própria Agência.

Este relatório está agora na Tomada Pública de Subsídios, que é uma nova etapa de participação social em que a Anvisa apresenta para a sociedade a investigação sobre o problema e suas possíveis soluções. A tomada pública serve tanto para coletar mais subsídios e informações para o estudo como também para avaliar os impactos das soluções possíveis antes que o texto da norma seja apresentado em consulta pública.

O formulário proposto pela agência possui quatro seções e não é obrigatório preencher todos os campos. Cada pessoa pode responder apenas as perguntas que estiver mais interessado. O formulário é composto pelas seguintes seções: Percepção da sociedade (2 perguntas), Análise do Impacto Regulatório (9 perguntas), Design gráfico e comunicação (10 perguntas) e Prazo de adequação (1 pergunta).

De acordo com a Anvisa, o modelo atual das embalagens dificulta o uso da rotulagem nutricional pelos consumidores por problemas de identificação visual, pelo baixo nível de educação e de conhecimento nutricional. Também há confusão sobre a qualidade dos ingredientes e problemas de veracidade das informações, além do uso de termos técnicos e matemáticos, entre diversos outros motivos.

Confira a seguir alguns modelos que estão em avaliação pela Anvisa:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo