Saúde

Anvisa aprova registro de novo medicamento para tuberculose

No Brasil, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos de tuberculose, além de 4,6 mil mortes por ano em decorrência da doença

Da redação, com Agência Brasil

Anvisa aprova registro de novo medicamento para tuberculose / Fonte: Anvisa

Anvisa aprova registro de novo medicamento para tuberculose / Fonte: Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou nesta quinta-feira, 13, o registro de uma nova associação de fármacos para o tratamento da tuberculose no país.

O novo medicamento traz a combinação de rifampicina com a isoniazida, a pirazinamida e o etambutol que é indicado para tuberculose pulmonar e extrapulmonar, na fase inicial intensiva do tratamento.

De acordo com a Anvisa, o esquema básico com quatro substâncias, favorece a maior adesão ao tratamento. A combinação, segundo a agência, também evita o aumento da multirresistência da doença e possibilita maior conforto ao paciente devido à redução do número de comprimidos a serem ingeridos por dia.

O registro do novo medicamento é resultante de uma parceria público-privada entre os laboratórios Farmanguinhos e Lupin Limited.

A agência destacou que a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, mas que tem cura. Anualmente, são notificados ao menos 6 milhões de novos casos no mundo e mais de 1 milhão de mortes.

“O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente a medicamentos agravam ainda mais esse cenário”, esclareceu a agência.

No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos de tuberculose, além de 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O país ocupa o 17º lugar entre as 22 nações responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo