Dom Freire Falcão

Amor é eficaz para construir nova sociedade, afirma cardeal

“É preciso sempre proclamar e testemunhar a eficácia do amor para a construção de uma nova sociedade”, disse nesta quarta-feira, 5, o Arcebispo Emérito de Brasília (DF), Cardeal Dom José Freire Falcão, na Missa que abre o segundo dia de atividades da Assembleia dos Bispos, em Brasília (DF).

Dom Falcão refletiu sobre o Evangelho de hoje no qual Jesus se compara à videira e afirmou que “quem segue a Cristo deve dar frutos de amor”.

:: Leia a homilia na íntegra

:: Veja fotos no Flickr

O Cardeal recordou vários santos como Madre Teresa de Calcutá, São Francisco, Dom Bosco, que “dedicaram suas vidas nos sinais da caridade e se doaram de modo generoso, sem reservas, porque se aproximaram, cada vez mais, de Deus” e se tornaram o “perfume de Deus” no mundo. “Deus opera sempre maravilhas quando amamos verdadeiramente os outros, porque nosso amor será o reflexo de nosso encontro com Deus, que é amor, como disse São João, em uma das mais profundas revelações do Novo Testamento”.

E descacou que “sem o amor e a caridade o homem transforma em grande mal tudo o que há de melhor”.

Dom Falcão concluiu com um agradecimento, em nome dos bispos eméritos do Brasil, primeiramente a Deus pela longa vida vivida, sempre bela, apesar dos momentos de dor e limitações, e aos bispos atuantes por os acolherem em suas dioceses nos “últimos anos de sua peregrinação nesta terra”, e por não os verem como um obstáculo ao seu pastoreio, e pediu orações para “que nossos últimos anos de vida sejam marcados pelo amor a Deus e aos outros, porque só o amor nos transforma e transforma os outros”.

A Santa Missa de hoje foi concelebrada pelo Bispo Emérito de Assis (SP), Dom Antônio de Souza e pelo Bispo Emérito de Alagoinhas (BA), Dom Jaime Mota de Farias. Teve a participação especial de outros 19 bispos eméritos. Atualmente eles são cerca de 150 na Igreja no Brasil.

Veja também

.: Como foi o primeiro dia da Assembleia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo