Crianças e adolescentes

Alterações do sono podem comprometer saúde durante férias

Férias escolares são sinônimo de mais tempo para dormir, levando crianças e adolescentes a um natural relaxamento – já que é tempo de descansar. Mas isso pode trazer um certo sofrimento no retorno às aulas. Por isso, é bom que os pais fiquem atentos às alterações do sono que podem comprometer a saúde dos estudantes.

Assista à reportagem

Acordar adolescente nas férias é missão quase impossível!

Se durante os dias de aulas as crianças e adolescentes são obrigadas a acordar mais cedo para ir a escola, nas férias o que eles querem mesmo é dormir de madrugada e acordar cada vez mais tarde. A mudança das horas do sono acaba atrapalhando também os horários das refeições, aí que a rotina desregula completamente. Para os pais, fica a pergunta: controlar o horário dos filhos ou permitir que as férias fujam um pouco da rotina tradicional?

Os médicos dizem que esta inversão das horas de sono desregulam a produção de alguns hormônios. O hormônio do crescimento e a melatonina, por exemplo, são produzidos no cérebro enquanto dormimos. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento físico e pela organização do sono. Mas só são liberados se a pessoa estiver em sono profundo há pelo menos uma hora.

Sem estes hormônios o cérebro não consegue reconhecer o início e o final do processo do sono. Por isso, dormir de dia não descansa da mesma forma que a noite. Além do cansaço, trocar o dia pela noite pode gerar irritação e falta de concentração. Mas o que os pais devem fazer?

O ideal é que os horários variem de uma a duas horas do habitual. Por exemplo, se o costume é se deitar às dez, nas férias é tolerável ir dormir até a meia noite.

Para não ter dificuldade com a volta às aulas, o ideal é já começar a desacelerar o ritmo ao menos uma semana antes. A regra também vale para quem estuda a tarde.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo