Dia da consciência negra

Afrobrasileiros: viver a fé sem perder a própria identidade

Já faz mais de 20 anos que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desenvolve um trabalho específico com os negros. Em 1988, a Campanha da Fraternidade teve como tema “Fraternidade e o negro” e serviu como uma espécie de pontapé inicial para o surgimento da Pastoral Afrobrasileira.

“Foi a a partir dessa campanha que a Igreja Católica no Brasil sentiu a necessidade de ter uma pastoral que atendesse especificamente essa parcela da população, em comunhão com a vida e missão da Igreja”, explica o assessor da Pastoral da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis.

De lá para cá, o trabalho tem se fortalecido e procurado se capilarizar em todas as dioceses e Regionais da CNBB. De acordo com o padre Ari, a caminhada tem sido bastante rica, fértil e promissora. “Os afrobrasileiros católicos manifestam muita alegria e contentamento ao saber que a Igreja olha para eles com carinho, com atenção”, complementa.

Uma guinada fundamental ocasionada pelas atividades da Pastoral seria a consciência de ser cristão, de ser católico, mas viver a fé a partir da cultura que é a origem de cada um.

“A Igreja no Brasil tem mostrado uma acolhida muito grande aos afrobrasileiros, não apenas dentro da Igreja, mas também na sociedade como um todo, na ação junto às necessidades reais dessa população no que diz respeito à saúde, à educação, a um sentido de vida digna”, finaliza o assessor.

Sintonia com a missão da Igreja

O trabalho é baseado em dois pontos fundamentais: o fomento ao surgimento de grupos nas paróquias e dioceses e, também, no fortalecimento dos grupos que já existem. “Nesse processo, é muito importante a formação dos agentes de pastoral, ajudando nossas comunidades a viverem com alegria a diversidade cultural, tão presente no Brasil”, sublinha o padre Ari.

Outros grupos também ajudam a construir a caminhada da Pastoral Afrobrasileira, como o grupo dos agentes de pastoral negros, dos padres, bispos e diáconos negros, e o Grupo dos Religiosos e Religionas Negros e Indígenas (Greni).

.: Padre Ari fala sobre o surgimento e objetivos da Pastoral Afrobrasileira

.: Padre Ari fala sobre o funcionamento e organização da Pastoral

.: Padre Ari fala sobre o trabalho da Igreja Católica no Brasil com a população negra

Leia mais
.: Semana Nacional da Consciência Negra 2009
.: CNBB divulga nota pelo Dia da Consciência negra

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo