Agência Espacial Brasileira

AEB negocia lançamento do segundo nanossatélite brasileiro

Agência Espacial Brasileira negocia lançamento do segundo nanossatélite com uma companhia norte-americana

Da redação, com Portal Brasil

Satélite Itasat-1 aberto / Foto: Divulgação/AEB

Satélite Itasat-1 aberto / Foto: Divulgação/AEB

O lançamento do segundo nanossatélite brasileiro é negociado pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) com uma companhia norte-americana. A ideia é que o Itasat-1 seja lançado no segundo semestre deste ano no veículo Falcon-9 da empresa SpaceX.

Após ser readequado sob coordenação da AEB, o Itasat-1 teve agregado experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), das universidades do Vale dos Sinos (Unisinos), Federal do Rio Grande do Nortre (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Entre os novos experimentos estão o GPS Orion e uma placa microcontrolada com sensores de radiação ionizante, que terá seus dados processados em conjunto com o laboratório de estudos do clima espacial (Embrace) no Inpe.

A conclusão da integração do modelo de engenharia e realização de testes funcionais está prevista para o final de dezembro. A integração do modelo de voo, com testes de aceitação funcionais e de requisitos de lançamento a cargo do Laboratório de Integração e Testes (LIT), no Inpe, serão realizados entre janeiro e abril de 2015.

Nanosatc-Br1

O primeiro cubesat brasileiro completou em setembro três meses em órbita. O NanosatC-Br1 está operacional e transmite dados para estações localizadas em Santa Maria (RS) e São José dos Campos (SP).

O equipamento leva a bordo instrumentos para o estudo de distúrbios na magnetosfera, principalmente na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, e do setor brasileiro do Eletrojato Equatorial Ionosférico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo