Em Brasília

"Ação e Missão": Núncio Apostólico lança livro na sede da CNBB

O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, lança hoje na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, às 18h, o seu mais novo livro, intitulado “Ação e Missão – Um Itinerário Eclesial no Brasil”.

A obra, lançamento da Editora Paulus, pontua o trabalho do núncio de representar o Santo Padre por meio de inúmeras visitas pastorais, intervenções, reuniões, contatos com autoridades civis e militares, multidões de fiéis, bispos, clero, instituições, homens da cultura e da política.

“Esse testemunho, sem dúvida nenhuma, ajudará a compreender mais a função importante e multiforme de um representante do papa em nosso país. E também a amplitude e a repercussão de seu labor, pois aqui temos apenas a seleção de alguns textos entre os muitos outros que formam a vasta e valiosa produção teológico-pastoral de Dom Lorenzo Baldisseri”, afirmou o cardeal presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis.

Dom Lorenzo Baldisseri explicou um pouco sobre a seleção de textos que estão incluídos no livro. “Optei por incluir os textos mais significativos de intervenções pronunciadas em diversos momentos da vida da Igreja e da sociedade, a auditórios que pudessem apreciar e compreender a presença do Núncio Apostólico como um revigoramento e um instrumento privilegiado de comunhão eclesial, cujo centro visível é o Sucessor de Pedro”.

Na primeira parte, Dom Lorenzo reúne aulas e palestras em faculdades, estudos teológicos e universidades pontifícias e católicas sobre magistério, formação filosófica e teológica e ética política. Já a segunda é reservada aos registros de momentos determinantes do itinerário evangelizador das dioceses. Trata-se de textos proferidos pelo núncio apostólico por ocasião de eventos civis, a exemplo do cinquentenário da fundação da cidade de Brasília (DF), homilias realizadas por ele em celebrações eclesiais e algumas efemérides de elevada importância para a Igreja, como as que se referem ao falecimento de João Paulo II, beatificado em maio deste ano, e a eleição do papa Bento XVI.

Por último, o leitor encontrará textos a respeito da ação e da participação do núncio na vida eclesial, a qual tem sua expressão propriamente institucional por conta da criação de novas dioceses, da ordenação e posse de novos bispos. Nesta parte, o autor une as mensagens pronunciadas durante as celebrações da Dedicação de Igrejas Catedrais, de Congressos Eucarísticos Diocesanos, etc.

“Com estas páginas, ressalta-se com certeza a função eclesial e pastoral do núncio apostólico, que se harmoniza perfeitamente com a outra de caráter diplomático, de relevância internacional, como o exige quem o envia e quem o recebe no país”, acrescenta Dom Lorenzo Baldisseri.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo