PIS / Pasep

Abono salarial bate recorde ao atingir 94,86% de cobertura

Mais de 94,86% dos 11,7 milhões de trabalhadores com direito ao benefício sacaram o abono.  O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, divulgou nesta quinta-feira, o balanço final do pagamento do abono salarial PIS/Pasep, ano-base 2005, que bateu recorde no número de trabalhadores atendidos (mais de 11,1 milhões). "Nunca tantos trabalhadores receberam o abono salarial. Chegamos a maior taxa de cobertura da história", ressaltou o ministro.

O recorde anterior foi verificado no exercício dos anos 2003 e 2004, referente ao ano-base 2002, que atingiu 94,56% dos identificados ou seja 7,8 milhões de trabalhadores fizeram o saque.

O pagamento, referente a 2005, teve início em julho do ano passado e beneficiou ao todo 9,4 milhões de trabalhadores celetistas registrados no PIS e 1,7 milhão de servidores inscritos no Pasep (ver tabelas).

Os recursos para o pagamento do abono são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) que, neste calendário (2005), inseriu mais 3,8 bilhões na economia brasileira com o pagamento do abono salarial. Os beneficiários do abono são identificados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), declarada anualmente pelas empresas ao MTE.

O número de trabalhadores que não receberam o abono salarial Pis/Pasep chegou a 603.525. O prazo para o saque terminou no último dia 30 para o exercício 2006/2007, ano-base 2005. O dinheiro que não foi sacado, R$ 229 milhões, até a data-limite vai para para o Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT).

Para avisar aos trabalhadores que têm o direito ao abono, o ministro Carlos Lupi disse que foram enviadas 1,1 milhão de correspondências. Desse total, só no mês de junho, 509.130 trabalhadores fizeram o saque.

Para receber o abono anual de um salário-mínimo o trabalhador deve estar cadastrado no PIS-Pasep há pelo menos 5 anos e ter recebido uma média de dois salários mínimos mensais no ano-base e 30 dias de carteira de assinada.

O novo calendário de pagamentos do abono Programa de Integração Social (PIS) já foi divulgado e os saques começam no dia 8 de agosto deste ano para os nascidos em julho. Na mesma data, começam os saques para os trabalhadores que fazem parte do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) com inscrições terminadas em zero e 1.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo