Possível santa brasileira

Aberto processo de beatificação da menina Odetinha no RJ

O processo de beatificação de Odette Vidal de Oliveira, a menina carioca de nove anos conhecinha como "Odetinha", foi aberto na manhã desta sexta-feira, 18, no Rio de Janeiro.

A cerimônia de abertura foi realizada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na Igreja Nossa Senhora da Glória. Os restos mortais da Serva de Deus ficarão expostos para visitação dos fiéis até domingo, 20.

Leia mais
.: Histórico de Odetinha
.: FOTOS de Odetinha e sua família  
.: Entenda as etapas de um processo de canonização

Com a abertura do processo, foi nomeada uma equipe de peritos e padres para fazer o levantamento de todas as informações e fatos relacionados à Odetinha. Essa é a primeira etapa do processo, a fase diocesana.

Nesta sexta-feira, serão realizadas também duas Missas, às 17h e 18h. No sábado, a programação oferece Missas às 7h, 8h e 9h, o "Terço da Odetinha" às 15h, e outra Missa às 17h. Às 20h a benção do Santíssimo encerra as atividades. No domingo, dia da Festa de São Sebastião, após a Missa às 7h30, as relíquias serão levadas em carreata para a Igreja de São Sebastião, na Tijuca, onde acontecerá uma Missa às 10h.

"Depois, à tarde, haverá a procissão e as relíquias serão conduzidas até a Catedral, onde, novamente, haverá Missa e, ao término, elas serão levadas em carreata até a Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo, onde serão depositadas. Lá já está sendo preparada uma urna, onde as relíquias ficarão até toda essa tramitação do processo", explicou um dos responsáveis do processo, Dom Roberto Lopes, também Vigário Episcopal para os Institutos de Vida Religiosa, Sociedades de Vida Apostólica e Novas Comunidades.

O Postulador das Causas dos Santos, no Vaticano, Paolo Vilotta, afirmou na última quarta-feira, 16, que se surpreendeu durante a exumação do corpo de Odetinha, realizada no dia 10 de janeiro, pois encontrou uma grande quantidade de ossos, o que não é normal tendo em vista o tempo em que a Serva de Deus já havia sido sepultada.

"A única coisa que podemos falar que foi surpreendente é a quantidade de ossos que encontramos, pois, normalmente, depois de três anos, mais ou menos, é menor a quantidade. Outra coisa que encontramos foi uma grande quantidade de moedas e isso já constata a fama de santidade desde o ano de seu falecimento", destacou.

Oração

Ó querido Jesus, que escolhestes as criancinhas, curando-as e as abençoando, demonstrando particular predileção por elas, que Vos louvam com um louvor perfeito e revelando, assim, o Reino de Deus aos menos favorecidos da sociedade, aos simples e aos humildes.

Olhai com carinho nosso pedido, pelos méritos infinitos de Vosso Santíssimo Coração e do Coração Imaculado da Santíssima Virgem que, se for para a Vossa maior Glória e bem de nossas almas, Vos digneis glorificar, diante de toda a Igreja, a menina Odete Vidal de Oliveira (Odetinha), lírio de pureza e caridade da Igreja Particular de São Sebastião do Rio de Janeiro e exemplo de vida para o povo de Deus.

Unidos em Comunhão eucarística e guiados pela doçura do Espírito Santo, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que Vos pedimos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo