Alvaro Siviero é um apaixonado pelo piano. Aos sete anos já se apresentava em público. Aos nove anos recebeu seu primeiro prêmio: a Medalha de Ouro do Governo do Estado de São Paulo para jovens talentos.
Siviero especializou-se na Áustria e acumula passagens pela Alemanha, Portugal, Itália, Inglaterra e Suíça. Músico que participa ativamente do cenário brasileiro como camerista e solista, atuou diante de diversas orquestras nacionais e internacionais, como a London Festival Orchestra, Salzburg Chamber Orchestra, I Musici de Montreal, Russian Virtuosi of Europe, Budapest Chamber Orchestra, entre outras, também em turnês pelo Brasil, Argentina, Uruguay, Chile, Perú, USA, entre outros países. A sua tocante interpretação do Concerto n.3 para piano de Rachmaninov foi ovacionada pelo grande público e por críticos musicais durante turnê nacional que realizou nas principais salas de concerto do Brasil.
Em 2006 foi o primeiro pianista brasileiro selecionado pela Fondazione Wilhelm Kempff, fundada por Wilhelm Kempff, a participar no curso de imersão na obra pianística de Beethoven, em Positano. Neste período teve o privilégio de estabelecer contato com pianistas como Maurizio Pollini e Martha Argerich, na Suíça, e Till Felner, em Londres. No ano de 2007, coroando sua dedicada carreira, apresentou-se em concerto exclusivo para o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil.
Entre 2004 e 2006, na Argentina, Siviero atuou como pianista convidado nos projetos de integração cultural do Cone Sul. Ainda em 2004, foi o artista responsável pela abertura da edição inaugural do Prêmio Jorge Amado – Prêmio Nacional às Artes, ao qual também foi um dos indicados. Como diretor artístico, supervisionou a série de concertos do Embratel Convention Center, a temporada de concertos internacionais do Teatro Palácio Avenida – HSBC e a temporada Concertos Internacionais do Teatro São Bento, em São Paulo. Em 2008, foi responsável pelo recital comemorativo aos 454 anos do aniversário da cidade de São Paulo, no Pateo do Collegio.
Entre os dias 20 e 21 de novembro de 2009, na Capela Sistina, Roma, Siviero estará representando o Brasil no Encontro Mundial de Artistas, sendo o único brasileiro selecionado pelo Pontifício Conselho de Cultura. Em dezembro de 2009 apresenta-se na Maison du Brèsil, em Paris, e no Bolivar Hall, em Londres.
Com especialização em Educação Multicultural pelo Lesley College, Cambridge, Álvaro Siviero é também graduado em Física pela Universidade de São Paulo.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com