Vídeo

A história de Dom Helder Câmara

Grande ícone da luta em favor dos pobres no Brasil, Dom Helder Câmara, nasceu em Fortaleza, no Ceará, mas foi no Rio de Janeiro e em Pernambuco que exerceu o seu ministério. Ele faleceu em 27 de agosto de 1999, mas seu testemunho continua vivo em toda a Igreja.

Assista à reportagem

Dom Helder Pessoa Câmara, homem de passos firmes, palavras eloqüentes e gestos marcantes. Sua opção e luta pelos pobres caracterizaram o seu apostolado. Foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro por 12 anos e na Arquidiocese de Recife – Olinda dedicou grande parte de seu ministério.

Com seu jeito manso conquistava o coração dos fiés, mas também de figuras importantes como o Papa Paulo VI e, por João Paulo II era chamado de "irmão dos pobres. Meu irmão".

No dia 14 de outubro de 1952 teve início a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Helder presidiu a primeira reunião. Ao criar a Conferência ele fez notar ainda mais sua vocação de Pastor, preocupado com o bem-estar religioso e social do povo. Ele afirmava que o bispo deveria ser antes de tudo apoio e testemunha do amor de Cristo.

Dom Helder ganhou projeção internacional ao participar do Concílio Vaticano II, em 1962. A luta em favor dos pobres o tornou conhecido entre os bispos.

Tornou-se conhecido em diversos países que o convidavam para falar sobre a sua luta social. Foi indicado até mesmo ao Prêmio Nobel da Paz.

Com o tempo passou a ser chamado apenas de Dom, mas não por ser apenas uma abreviação, mas porque muitos descobriram nele o Dom da paz, Dom do Amor e Dom de Deus para a Igreja.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo