Itaici

"A formação termina com a morte", destaca Dom Sérgio

Seguem, em Indaiatuba, os trabalhos da 47ª Assembléia da CNBB. E sobre este segundo dia, o Arcebispo de Teresina (PI) e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, falou sobre a importância do tema central deste encontro.

De acordo com o arcebispo, o Documento 55, que trata da formação dos presbíteros, em vigor desde 1995, será analisado durante todo o encontro com o objetivo de se realizar as devidas atualizações. O grande destaque para as novas diretrizes será não apenas a formação inicial, nos seminários, mas também a permanente dos presbíteros.

“Hoje, sentimos uma necessidade muito grande de darmos continuidade à formação dos nossos padres, não apenas no campo teológico ou pastoral, mas também nos aspectos humano-afetivo e da espiritualidade”, declarou Dom Sérgio da Rocha ao recordar as palavras do Documento de Aparecida, no qual é apontado que “a formação termina com a morte”.

O arcebispo de Teresina também destaca que o Documento de Aparecida é uma das principais referências para a formulação das novas diretrizes, tanto pela suas orientações para a missão evangelizadora, quanto para a formação presbiteral. “A própria definição de ‘presbístero’ que adotaremos, neste dias, é a do Documento de Aparecida, quando fala do presbítero como discípulo e missionário de Jesus”, enfatiza Dom Sérgio.

Veja mais fotos no Flickr

Leia mais
.: “Ser padre e formador dos futuros presbíteros é dom de Deus”
.: Bispos debatem sobre formação presbiteral no 2º dia de trabalhos
.: Assembleia da CNBB pode ser acompanhada pelo Twitter

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo