A 16ª Conferência Internacional sobre a Aids começa neste domingo

A 16ª Conferência Internacional sobre a Aids, com o lema “É hora de agir”, será realizada de 13 a 18 de agosto, em Toronto, 25 anos depois do início da epidemia. Toronto é a terceira cidade do Canadá a abrigar a Conferência Internacional da Aids.

As outras foram Montreal (1989) e Vancouver (1996), onde foi anunciado o tratamento anti-retroviral, que proporcionou uma redução na taxa de mortalidade da doença. A primeira Conferência Internacional sobre a Aids foi promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1985, em Atlanta (EUA).

Em 1982 a síndrome de imunodeficiência adquirida (Aids) havia sido descrita e em 1983 o HIV fora identificado como causador da doença.

Até 1994 as conferências eram anuais. Depois, passaram a ser realizadas a cada dois anos. Nas reuniões, realizadas em colaboração com comitês internacionais, a OMS pretende analisar a situação da Aids, as estatísticas por grupos de população, as descobertas científicas e as políticas adotadas pelos governos para enfrentar a doença.

Os principais avanços destacados pela entidade são a cooperação internacional e o reconhecimento da necessidade de sintetizar uma vacina e aplicar políticas educativas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo