IGREJA NO BRASIL

60ª Assembleia Geral da CNBB começa na próxima semana

Reunião do colégio dos bispos do Brasil acontecerá entre os dias 19 e 28 de abril, em Aparecida (SP)

Da Redação, com CNBB

Assembleia Geral da CNBB acontecerá em Aparecida (SP) / Foto de Arquivo: Wesley Almeida

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se aproxima. O colégio dos bispos do Brasil estará reunido entre os dias 19 e 28 de abril, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida em Aparecida (SP). Ao todo, serão 22 sessões em que serão debatidos diversos temas e assuntos relativos à Igreja no país.

Em vídeo de apresentação, Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, afirma que “ao final de um quadriênio da presidência, a Assembleia vai permitir fazer uma avaliação global da caminhada da Igreja no Brasil, e refletir e deliberar sobre vários outros temas que dizem respeito à vida da Igreja no Brasil e à CNBB.”

Programação da Assembleia

A sessão solene de abertura acontecerá no dia 19, às 8h30. Nas outras sessões, serão debatidos diversos temas, entre os quais estão a Avaliação Global da Caminhada da CNBB, Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico e Textos Litúrgicos.

A reunião deste ano também será eletiva. Os bispos reunidos votarão para escolher os quatro membros da nova presidência, os presidentes das 12 Comissões Episcopais Permanentes, os dois representantes no Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), um titular e um suplente, e os dois bispos que vão representar o Brasil na sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, que será em outubro, em Roma.

A programação prevê, todos os dias, coletivas de imprensa às 15h e celebrações eucarísticas às 18h30. Haverá também uma celebração penitencial no dia 23 de abril e uma celebração inter-religiosa, no dia 26 de abril. O retiro espiritual acontece no sábado, 22, e domingo, 23.

Como acompanhar

O Jornalismo Canção Nova trará uma cobertura completa da 60ª Assembleia Geral da CNBB, com informações veiculadas na TV, rádio e internet. Também será possível acompanhar as coletivas de imprensa e as Missas por meio do portal e das redes sociais da CNBB, além de obter mais informações e detalhes no boletim Igreja no brasil especial 60ª Assembleia Geral CNBB, divulgado diariamente.

“Convido você a estar em sintonia com a nossa Assembleia Geral, rezando para que o Espírito Santo nos ilumine como pastores da Igreja no Brasil a realizarmos uma Assembleia com muitos frutos para a nossa conferência e para todo o Brasil”, pede, para finalizar, Dom Joel Portella Amado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo