Brasília está recebendo o Fórum Extraordináro dos Dirigentes Municipais de Educação. O destaque nas discussões está voltado para o exemplo de 37 Redes Municipais de Ensino que se tornaram modelo de boa educação no Brasil.
Assista à matéria
Centenas de professores, educadores e secretários de educação estão participando do Fórum Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação. Atenção, capricho e solidariedade foram as quatro atitudes suficientes para mudar o retrospecto da educação em 37 redes municipais de ensino no Brasil.
O documento Redes de Aprendizagem foi apresentado ontem pelo Instituto Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisa Educacionais (Inep). Ele mostra que estas redes tiveram bons resultados de aprendizagem medidos pelo índice de desenvolvimento da educação básica.
Não há uma receita única para a educação, entretanto um levantamento intitulado Redes de Aprendizagem denomina "boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender".
1) gestão para a aprendizagem, isto é, organizar a escola com o objetivo de chegar a um "ensino de resultados", que consiste em fazer com que o aluno aprenda;
2) prática de rede, que vem a ser a integração de todas as escolas do município em um mesmo método de trabalho;
3) planejamento, que envolve, obrigatoriamente, os pais dos alunos;
4) avaliações;
5) valorização dos professores;
6) investir na formação contínua dos docentes;
7) valorização da leitura;
8) atenção individual aos alunos;
9) agenda de atividades complementares;
10) parcerias envolvendo áreas da saúde, esporte, cultura e assistência social.