Atenção à mudança

29 de novembro: última fase do desligamento do sinal analógico em 2017

Nesta etapa serão desligadas 29 retransmissoras da Canção Nova; Processo de mudança do sinal continuará até dezembro de 2018

Kelen Galvan
Da redação

Até dezembro de 2018, mais de 1300 cidades do país receberão o sinal digital de TV / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

O processo de desligamento do sinal analógico de TV completa a última etapa deste ano no dia 29 de novembro. Nesta fase, o desligamento acontecerá em 157 cidades do estado de São Paulo, entre as quais Cachoeira Paulista (SP), sede da Comunidade Canção Nova.

Neste dia, 29 retransmissoras analógicas da TV Canção Nova – em 29 cidades – serão desligadas. E para continuar sintonizando a programação será necessário comprar um conversor digital ou uma televisão nova com conversor integrado, além de ter uma antena externa para receber o sinal.

O processo de desligamento do sinal analógico começou em fevereiro de 2016 na cidade de Rio Verde (GO), e até dezembro de 2018 espera chegar a mais de 1300 cidades do país. Com isso, nestes locais, os canais abertos de televisão irão transmitir uma programação exclusivamente com sinal digital, ou seja, com imagem e som de cinema.

De acordo com o site responsável por operacionalizar a migração do sinal, “o desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz”.

Sintonia da Canção Nova

O gerente técnico responsável pela implantação da TV Digital da Canção Nova, o engenheiro Márcio Adriano Paiva, lembra que com a mudança para o sinal, o canal da TV Canção Nova também será diferente.

“Para sintonizar o canal Canção Nova digital nas cidades já instalado, a pessoa deverá realizar uma busca automática de canais digitais no televisor. O canal não será o mesmo nas cidades”, explica.

Paiva lembra ainda que, com o conversor digital e a antena, os usuários irão receber tanto a programação em alta definição (HD), quanto a com menor qualidade (SD), pois nem todas as emissoras estão com toda sua programação em HD.

E aqueles que sintonizam por TV a Cabo ou via satélite não precisam do conversor digital, pois as prestadoras de serviço por assinatura estarão disponibilizando o sinal em SD ou HD para seus clientes.

Kits gratuitos

A população de baixa renda, cadastrada em Programas Sociais do Governo, pode ser beneficiada com kits gratuitos de antena e conversor digital.

Para saber se está na lista de beneficiários fornecida pelo Ministérios do Desenvolvimento Social ou se o agendamento está liberado em sua região, o usuário pode acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147, tendo em mãos o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social – fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social).

No site Seja Digital (www.sejadigital.com.br) também é possível consultar a data do desligamento do sinal analógico em sua cidade.

Confira a lista das cidades que terão o sinal analógico desligado na próxima semana:

Data do desligamento: 29/11/2017

Agrupamento: Campinas/SP

Municípios do estado de São Paulo: Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Alumínio, Americana, Amparo, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Iperó, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itobi, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jumirim, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Mairinque, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piedade, Piracicaba, Pirassununga, Porto Feliz, Porto Ferreira, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Salto, Salto de Pirapora, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio de Posse, São João da Boa Vista, São Pedro, São Roque, Serra Negra, Socorro, Sorocaba, Sumaré, Tambaú, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Torrinha, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista, Vinhedo e Votorantim.

Agrupamento: Franca/SP

Municípios do estado de São Paulo: Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

Agrupamento: Ribeirão Preto/SP

Municípios do estado de São Paulo: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

Agrupamento: Santos/SP

Municípios do estado de São Paulo: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Agrupamento: Vale do Paraíba/SP

Municípios do estado de São Paulo: Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.

Informações: Diário Oficial da União, 29 de maio de 2017

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo