CEN 2010

O CEN é um momento forte para o país, diz Dom Cláudio Hummes

Michelle Mimoso
Enviada especial a Brasília

O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes e o arcebispo de Brasília (DF), Dom João Braz de Aviz, concederam uma entrevista coletiva a toda a imprensa presente na capital do país para a cobertura do 16º Congresso Eucarístico Nacional.

Dando início à entrevista, Dom Hummes ressaltou que o Congresso Eucarístico é um momento forte para o país. “Para cá se convergem todos os espíritos e corações católicos. Quando a Igreja se reúne, isso tem um significado para todos, pois é importante que ela se manifeste publicamente”, explicou o cardeal.

Dom Hummes lembrou também a Missa que será celebrada durante o congresso para os moradores de rua na sexta-feira, 14. Segundo o cardeal, o objetivo desta celebração será chamar a atenção para a dignidade e os direitos dos mais necessitados; também para dizer o quanto a Igreja deve estar comprometida com a Eucaristia, porque ela também é mesa. “Quem se senta a esta mesa deve comprometer-se e se empenhar contra a injustiça e a desigualdade social que ainda persiste em grande porcentagem da população do Brasil”, explicou.

O sacerdote e a devoção popular

Na ocasião, o prefeito da congregação para o clero, disse que o sacerdócio nasceu com a Eucaristia no momento da Santa Ceia. Ele também explicou que os padres tem uma ligação com o pastoreio e a Santa Missa. “A Igreja precisa muito dos padres, eles são insubstituíveis, porque estão nas bases, no dia a dia. Se a Igreja é viva, é porque o padre está em sua comunidade local”. Dom Hummes ressaltou a devoção do povo brasileiro ao Corpo de Cristo, do povo que vai à Igreja, ajoelha-se, faz adoração, pois tudo isso faz parte da fé popular, é a inculturação da fé que não pode se perder.

Sobre o 16º Congresso Eucarístico Nacional, Dom Hummes diz esperar que este evento tenha um resultado tão positivo como foi em Aparecida (SP) durante a visita do Pontífice e a V Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe. “O fato de ser em Brasília, capital do país, me faz ter esperança de que a mensagem do congresso repercuta por todo o país.

Para os jovens, Dom Hummes diz que é importante dizer que eles tem um grande amigo: Jesus Cristo. “Deus tem um amor especial pelo jovem, porque este está se preparando para a vida. A Igreja quer dar uma luz para esses jovens, para que eles possam dar um sentido às suas vidas. O jovem não é só esperança, ele é realidade na vida do povo”, concluiu o cardeal.

Questionado sobre o crime de pedofilia cometido por alguns padres, Dom Hummes diz que todos são iguais perante a lei, por isso cabe à justiça julgá-los e o importante é que a lei seja seguida. Ele ainda ressaltou que, durante a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que aconteceu em Brasília no início do mês de maio, os bispos decidiram fazer um roteiro de procedimento para que haja uma unidade na forma de enfrentar esse problema [pedofilia] caso isso ocorra em alguma diocese. Ele também comentou a insistência do Papa Bento XVI na formação permanente dos padres desde o seminário; e que ela seja sistemática e bem organizada.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo