Brasília

Mil crianças fazem primeira comunhão no CEN 2010

Kelen Galvan
Enviada especial a Brasília

Neste sábado, 15, as crianças tiveram “seu momento mais belo” dentro do XVI Congresso Eucarístico Nacional, de acordo com o Arcebispo de Brasília (DF), Dom João Braz de Aviz. Cerca de 1.040 crianças, de mais de 60 paróquias da arquidiocese receberam Jesus Eucarístico pela primeira vez. Participaram da Santa Missa cinco bispos, 120 padres, 200 catequistas e mais de 5 mil fieis.

“A primeira comunhão das crianças é um incentivo para que elas se tornem verdadeiras discípulas de Jesus Cristo e continuem esse processo da fé, com a crisma e a catequese permanente, onde elas possam realmente aprofundar sua fé”, disse o presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Eugéne Rixen.

Além disso, o bispo explicou que a “Eucaristia é fundamental para a família”, porque é o “alimento para nossa caminhada”. “Nós somos seres fracos, limitados e precisamos de alguma coisa que nos sustente, e a Eucaristia é justamente isso. Além da Eucaristia ser sempre vivida em comunidade, e é muito importante que as criancas sejam inseridas numa comunidade, sejam acolhidas e possam ser também protagonistas da fé no meio das outras crianças”.

Dom João começou sua homilia perguntando às crianças, se quando elas se confessaram sentiram alegria no coração? E agradeceu a Deus porque as crianças tiveram pais que as ajudaram a entender que Jesus é importante em suas vidas e é o nosso Salvador. Agradeceu ainda porque elas foram batizadas e, naquele dia, aconteceu a graça mais importante para nas suas vidas: “Jesus as tornou filhas de Deus. Nós entramos numa família que tem um Pai que é o melhor pai de todos, que nos fez descobrir que temos muitos irmãos e irmãs”.

E disse às crianças: “Vocês que receberam esse cuidado de Jesus pensem que têm muitas outras criancas que estão esperando para conhecer Jesus, e que as crianças sabem falar de Jesus para outras crianças”.

O tempo foi passando e vocês encontraram na Igreja um padre que é como um pai que cuida de nós assim como o pastor cuida de uma ovelhinha, e conheceram os catequistas que as ajudaram a conhecer Jesus, explicou Dom João.

“Hoje, Jesus dá a vocês o maior presente da vida, desde o batismo. Ele não queria ficar longe de nós. Jesus veio ao mundo, se fez criança, foi crescendo como cada um de nós, morou na sua família e depois quis ser pregado na cruz, morreu e ressuscitou, mas Ele não queria voltar para o céu sem ficar no meio de nós. Então, o que Ele criou para nós é o que vocês vão receber hoje, pela primeira vez: ‘o corpo e o sangue de Jesus na Eucaristia'”.

O bispo explicou às crianças que, quando comemos uma comida ela se transforma na gente, nos deixa mais fortes, mas com a Eucaristia acontece o contrário. “Quando nos alimentamos de Jesus, nós nos tranformamos n’Ele. Se, a partir de hoje, vocês sempre comungarem bem preparados, vocês irão crescendo e ficando com o ‘rosto de Jesus’, com o ‘jeito de Jesus’, vão viver a vida inteira com Jesus dentro da gente”.

E complementou: “comungando Jesus vocês serão felizes, vão ter muita força para amar seu pai e sua mãe, os catequistas, os professores, os colegas, forças para viver uma vida diferente. A comunhão nos faz viver bem unidos”.

Dom João concluiu com uma pequena oração pelas crianças: “Hoje toda Igreja diz com vocês – ‘Fica conosco, Jesus!’. Senhor, não saia mais do coração de nossas crianças, que eles não sejam atraidas por coisas que não prestam, mas permaneçam sempre contigo”.

A primeira comunhão é um costume dentro do Congressos Eucarísticos, porque “a Eucaristia é o centro de toda Igreja e, neste momento as crianças são introduzidas também nesse mistério e nesse encontro pessoal com Jesus”, explicou o Arcebispo de Brasília.

:: Veja fotos no Flickr

Leia também
.: Vencedores do concurso de redação do CEN 2010 são premiados
.: Canção Nova conduz animação de encontro do CEN 2010
.: Coral e orquestra enriquem Missa de abertura do CEN

.: Abertura do CEN 2010 conta com presença de 45 mil fiéis
.: O CEN é o momento mais forte para o país, diz Dom Claudio Hummes

.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico
.: Siga o CEN 2010 no Twitter
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo