Congresso Eucarístico

Logomarca do CEN 2010 expressa importância da Eucaristia

Com o tema “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”, a 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010) – que acontece de 13 a 16 de maio, em Brasília (DF) – tem como objetivo enfatizar a importância da Eucaristia na vida dos cristãos e da Igreja. Para atenuar esta mensagem, foi criada uma logomarca especialmente para o evento.

A cruz chama os fiéis a penetrar na Eucaristia a partir do mistério pascal de Jesus, pois Sua paixão, morte e ressurreição são a fonte de onde ela nasce. A hóstia partida representa o corpo e sangue do Senhor.

“Distribuído para todos, este pão constrói a unidade da Igreja, torna-se alimento que produz vida abundante e ensina aos que a recebem a ser irmãos e irmãs que incluem os mais pobres, os mais fracos, os solitários, os doentes, os desiludidos e os excluídos”, explica o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz.

Os raios, de diversas cores, sugerem a grandeza e a centralidade da Eucaristia, o mistério da fé e, ao mesmo tempo, apontam para a diversidade e a unidade dos discípulos de Cristo. As três figuras humanas remetem aos evangelistas, obras de arte posicionadas na frente da Catedral de Brasília. Lembram ainda a comunidade dos discípulos que está de frente para a Eucaristia.

“Eles sugerem-nos também o grande mistério de Deus-Amor, a Santíssima Trindade, fonte de onde nasce o amor encarnado, Nosso Senhor Jesus Cristo. Desse mistério a Eucaristia nos torna semelhantes”, conta Dom João.

A figura da Catedral de Brasília, obra de arte reconhecida mundialmente, foi acrescentada para identificar a sede do CEN 2010. O branco, o dourado e o vermelho utilizados para colorir a logomarca representam as cores eucarísticas, indicando a hóstia consagrada, a divindade do Senhor e o seu sangue derramado por amor aos Seus filhos.

.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico
.: Siga o CEN 2010 no Twitter
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo