Congresso Eucarístico Nacional

"É dever dos pais educar a sexualidade dos filhos no pudor"

Ariane Fonseca
Enviada especial a Brasília

A primeira conferência da tarde do Simpósio de Bioética, atividade inédita do Congresso Eucarístico Nacional 2010, tratou do valor humano da sexualidade. O palestrante dr. Valdir Reginato abordou, segundo os valores do Evangelho e da Igreja Católica, a importância de respeitar o momento certo de viver o sexo. Para introduzir o assunto, o médico falou sobre o Livro de Gênesis, na qual Jesus diz: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (2, 18).

.: Veja mais fotos no Flickr

De acordo com Reginato, o homem e a mulher foram criados para que a humanidade se tornasse completa. Logo, a sexualidade é uma obra da criação de Deus. Entretanto, alerta o acadêmico, esta sexualidade não pode ser deturpada e vivida antes do tempo.

“Os jovens de hoje antecipam o sexo, o banalizam. Mas é importante que se entenda que não se faz festa dos 15 anos, aos 14; nem se ganha a corrida sem alcançar a chegada. Tudo precisa acontecer a seu tempo! O sexo não merece ser substituído por um momento casual, como uma criança que abre o presente antes do Natal esquecendo-se o motivo da festa”, explicou.

O médico ainda alertou que o assunto deve ser tratado desde a infância pelos pais, mostrando a importância da sexualidade e as consequências de não valorizá-la. “Cabe as pais educar os filhos dentro de uma sexualidade do pudor e do respeito. A educação dos filhos é uma responsabilidade primeira deles, não da escola, dos amigos ou da mídia”, enfatizou.

Para o conferencista, a vida diária de oração e a vivência da Eucaristia são bases fundamentais na vida do cristão que deseja valorizar a sexualidade. Ao final da palestra, a equipe da Arquidiocese de Brasília apresentou um vídeo com testemunhos de jovens namorados da cidade e celibatários que vivem a castidade.

Em visita ao Brasil, em maio de 2007, o Papa Bento XVI pediu castidade aos rapazes e moças do país, dos quais 79% aprovam as relações sexuais antes do casamento e são favoráveis ao uso de preservativos, segundo pesquisas. O líder da Igreja Católica disse que a prática da sexualidade está reservada aos casados e que ela será fonte de felicidade sempre que se souber fazer da castidade “dentro e fora do casamento um bastião das esperanças futuras”.

O Sumo Pontífice reconheceu que a castidade “precisa de um espírito de sacrifício e de renúncia”. Bento XVI acrescentou que o verdadeiro amor “buscará sempre mais a felicidade do outro, se preocupará mais com o outro, se entregará e desejará estar perto do outro”.

Leia também
.: Faça o download de todos os slides das palestras do Simpósio de Bioética

.: “É dever dos pais educar a sexualidade dos filhos no pudor”
.: Santa Missa abre Simpósio de Bioética no CEN 2010

.: Eucaristia nos ensina a ser discípulos, explica Dom Alberto
.: Coral e orquestra enriquem Missa de abertura do CEN

Sobre o palestrante

O dr. Valdir Reginato é médico e professor do Centro de História e Filosofia da Ciência da Saúde da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) nas áreas de Bioética, História da Medicina e Filosofia.

Sobre o Simpósio de Bioética

É a primeira vez que acontece o Simpósio de Bioética durante uma edição do Congresso Eucarístico. Abordando temas como aborto, planejamento familiar, cuidados no final da vida e valor da sexualidade, a atividade pretende contribuir para que, no Brasil, a vida seja amplamente defendida e amada pelos cristãos nos trabalhos pastorais. Dentre os palestrantes, estão Dom Antônio Augusto Duarte, presidente do Setor Vida do CELAM (Conselho Episcopal Latinoamericano); padre Dr. Aníbal Gil Lopes, membro titular da Pontifícia Academia Pro Vita; e o professor Dr. André Marcelo Soares, membro da Comissão de Bioética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Os conferencistas, na sua maioria, fazem parte da Academia Pontifícia para a Vida.

A ideia de realizar a atividade no evento nasceu da Comissão Arquidiocesana de Bioética e Defesa da Vida de Brasília. “Queríamos aproveitar a ocasião do evento para discutir o tema da vida. Quando levamos ao Dom João [arcebispo da capital] nossa proposta, ele achou o tema tão importante e tão eucarístico, pois a Eucaristia é o pão da vida, que o incluiu dentro da programação”, explica o responsável pelo simpósio, padre Eduardo Peters, que ainda acrescenta: “Queremos também propor para todo o Brasil um jeito novo e digno de reconhecer na pessoa do outro esse Deus que nos chama à comunhão”. O Simpósio de Bioética acontece hoje (14) e amanhã (15), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo