CEN 2010

Dom Cláudio pede aos padres doação no serviço a comunidade

Ariane Fonseca
Enviada especial a Brasília

“Ser padre é um serviço amoroso e desinteressado, no qual ele se esquece de si e se doa à comunidade”. Essa é a missão dos sacerdotes, segundo o prefeito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio Hummes. O cardeal ministrou uma palestra sobre “Fidelidade do Cristo, fidelidade do sacerdote” na Jornada Sacerdotal, evento que antecede o Congresso Eucarístico Nacional 2010, cuja abertura oficial será hoje (13), às 19h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF)..: Veja mais fotos no Flickr

O cardeal é enviado especial do Papa Bento XVI ao CEN, que tem como tema “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”. Em sua palestra, o prelado falou sobre a espiritualidade dos sacerdotes e a importância desta para a missão efetiva do sacerdócio. De acordo com Dom Hummes, “espiritualidade” provém de “espírito” e expressa o que move as pessoas. “Falar sobre espiritualidade é o mesmo que perguntar: Qual é o espírito que guia a sua vida? Para um cristão, esse espírito não pode ser outro a não ser o Espírito Santo”, explicou.

O prefeito da Congregação para o Clero também discursou sobre os elementos que regem a espiritualidade presbiteral. Segundo o cardeal, eles se baseiam na caridade, na Palavra de Deus, na dimensão missionária e na Eucaristia. “O padre tem em si as dimensões da espiritualidade humana, cristã e presbiteral. O seu contato com Deus deve ser um contato maduro e responsável”, apontou.

Espiritualidade sacerdotal

Em relação à caridade, Dom Hummes defendeu que o presbítero é um discípulo especial porque é cabeça e pastor da comunidade. Sendo assim, o sacerdote precisa ter um amor semelhante ao de Jesus pelas ovelhas, pelas quais Ele entregou a vida. “Caridade é o Deus revelado em Jesus Cristo, amor sem reservas, pronto a dar a vida pelo outro. É um amor que passa pela cruz, muitas vezes, repleto de sofrimentos; uma cruz que contém a alegria da salvação da humanidade”, completou.

O cardeal também destacou a missão social dos sacerdotes, que precisam lutar pelos interesses dos cristãos, como o combate  à fome e à miséria. “É por meio da solidariedade, da fraternidade, da vontade de construir um mundo melhor que a vida espiritual do padre se torna concreta, participativa”.

O segundo elemento que deve guiar a espiritualidade dos sacerdotes é a Palavra de Deus. Segundo o cardeal, a missão destes é pregar o Evangelho e formar novos discípulos para também evangelizar. “O padre deve ser um discípulo que escuta a Palavra de Deus com a responsabilidade de passá-la adiante para a comunidade. Sem essa compreensão é difícil o sacerdote definir a dimensão da sua missão”, afirma o prelado.

Na dimensão missionária, o presbítero precisa entender que se santifica na missão e para a missão, explicou o enviado especial do Papa Bento XVI ao CEN 2010. “A missão é urgente e constitui uma oportunidade de renovar os votos sacerdotais. Os padres precisam sair das paróquias e ir ao encontro das pessoas para evangelizá-las. Não basta apenas evangelizar quem vai até a igreja, é preciso ir ao encontro de quem não conhece o Cristo, é preciso ir em busca dos batizados que se afastaram da Igreja”, exortou Hummes.

Por fim, a vivência da Eucaristia é o ponto que fecha a espiritualidade que deve reger os sacerdotes, segundo o cardeal. Para ele, a Eucaristia é o núcleo do mistério da Igreja e a principal razão de ser do sacramento do sacerdócio. “Nesta dimensão acrescentamos a adoração Eucarística e a oração. Só assim o sacerdote conseguirá exercer plenamente o seu ministério”, concluiu o cardeal.

Ao final de sua exposição, Dom Cláudio pediu a Virgem Maria que proteja os sacerdotes de todo o mundo e a Cura d’Ars, pai dos presbíteros, que interceda pelos padres. A Jornada Sacerdotal, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foi uma sugestão de Hummes para que os padres pudessem compartilhar sobre o seu papel na Igreja, aproveitando que em 2010 é comemorado o Ano Sacerdotal, em função dos 150 anos de falecimento de São João Maria Vianney. A atividade começou às 9h, com as laudes solenes e apresentação da Relíquia do Santo Cura d’Ars e terminou por volta das 14h, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Dom Cláudio Hummes no CEN 2010

Depois da Jornada Sacerdotal, Dom Cláudio Hummes ministra a 2ª Conferência do Simpósio Teológico, no dia 14, cujo tema é ‘Pão da unidade, vida dos discípulos e missionários’. No sábado, 15, o prelado vai palestrar sobre ‘Eucaristia e Sacerdócio’, aberto ao público, no Parque de Exposições da capital do País. Em seguida, ele fará as vésperas solenes da Ascensão do Senhor com o Santíssimo exposto. À noite, Hummes participa da vigília com os jovens, que acontece na Esplanada dos Ministérios.

O cardeal Hummes é considerado um símbolo da luta contra a Ditadura Militar de 1964 a 1985 no Brasil. Nascido em 8 de agosto de 1934, em Montenegro, a 100 quilômetros de Porto Alegre (RS), foi arcebispo de São Paulo de 1998 a 2006 – uma das principais arquidioceses do mundo, composta de 261 paróquias, as quais agrupam algo em torno de nove milhões de fiéis.

Aos 72 anos, o prelado foi transferido para chefiar o departamento do Vaticano que gerencia os padres católicos do mundo. Para assumir o cargo, o cardeal teve de se mudar para a sede da Igreja Católica, em Roma. No cargo de prefeito da Congregação para o Clero, o cardeal chefia cerca de 400 mil sacerdotes mundo afora.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico

.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo