Congresso Eucarístico Nacional

Dom Cláudio Hummes vai participar de seis eventos oficiais no CEN

O enviado especial do Papa Bento XVI para a edição deste ano do Congresso Eucarístico Nacional (CEN), o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, vai participar de seis atividades oficiais durante o evento.

Em 2010, o CEN, que acontece a cada quatro anos, será organizado pela arquidiocese de Brasília em comemoração aos seus 50 anos. O congresso será realizado entre os dias 13 e 16 de maio, na capital federal, logo após a 48ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Segundo o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, por sugestão do cardeal, foi incluída na pauta do congresso uma jornada sacerdotal, que acontecerá no dia 13, antes da abertura oficial do evento. A organização espera a participação de 8 mil padres.

O primeiro compromisso do cardeal no congresso é, justamente, com a jornada sacerdotal. Dom Claúdio vai pregar sobre o Ano Sacerdotal para os padres reunidos no encontro. No dia 14, ele ministra a 2ª Conferência do Simpósio Teológico, cujo tema é ‘Pão da unidade, vida dos discípulos e missionários’.

No sábado, 15, o cardeal vai palestrar sobre ‘Eucaristia e Sacerdócio’, aberto ao público, no Ginásio Nilson Nelson. Em seguida, fará as vésperas solenes da Ascensão do Senhor com o Santíssimo exposto. Durante à noite, Hummes participa da vigília com os jovens, que acontece na Esplanada dos Ministérios.

Sobre o Cardeal Dom Claúdio Hummes

O Cardeal Dom Claúdio Hummes é considerado um símbolo da luta contra a ditadura militar de 1964 a 1985 no Brasil. Nascido em 8 de agosto de 1934, em Montenegro, 100 quilômetros de Porto Alegre, Hummes foi arcebispo de São Paulo de 1998 a 2006 – uma das principais arquidioceses do mundo, composta de 261 paróquias que agrupam algo em torno de nove milhões de fiéis.Aos 72 anos, Hummes foi transferido para chefiar o departamento do Vaticano que gerencia os padres católicos do mundo. Para assumir o cargo, o cardeal teve que se mudar para a sede da Igreja Católica, em Roma. No cargo de prefeito da Congregação para o Clero, o cardeal chefia cerca de 400 mil padres mundo afora.

:: Saiba mais sobre o Cardeal Dom Claúdio
.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico
.: Siga o CEN 2010 no Twitter
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo