Último dia do CEN 2010

Bispos e sacerdotes rezam as Laudes na Catedral de Brasília

Kelen Galvan
enviada especial a Brasília

Bispos e sacerdotes rezam as Laudes na Catedral de Brasília

Bispos, sacerdotes, religiosas, seminaristas e leigos lotam a Catedral de Brasília para a oração das Laudes / Foto: Kelen Galvan

O último dia do 16º Congresso Eucarístico Nacional começou com a Oração das Laudes na Catedral Metropolitana de Brasília. A oração foi presidida pelo prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, e concelebrada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, pelo Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, e o Bispo de Beley (Ars, França), Guy-Marie Bagnard, que trouxe a relíquia de Cura D’Ars – o próprio coração do santo, que acompanhou todo congresso.

Dom Cláudio recordou que hoje a Igreja celebra a Ascensão do Senhor, um dia de festa para todos os cristãos, pois Jesus venceu a morte e o pecado. Ali, na sua ascensão Ele enviou os discípulos em missão para levar a Igreja até “os confins do mundo”, e prometeu mandar seu Espírito Santo para acompanhar essa missão da Igreja e prometeu estar, Ele mesmo, conosco.

.: Envie sua foto ou seu vídeo do CEN 2010

“Para nós é um momento de muito louvor e alegria, de ação de graças a Deus que nos convida a levarmos sua Palavra ao mundo, e a Palavra é o próprio Jesus. Toda Bíblia fala Dele, que é a verdade de Deus e do homem”.

O cardeal indicou aos sacerdotes a relíquia de Cura D’Ars, e o exemplo “desse pastor verdadeiramente exemplar”. “Muitos questionam, mas o que aquele simples Cura D’Ars tem a dizer aos padres de hoje? Porém, quando o olhamos de perto vemos que ele é um ‘gigante’. Ele não descansava enquanto não tivesse trazido para a Igreja o último de seus paroquianos”.

Dom Cláudio disse que, lá do céu, o santo, padroeiro dos padres, intercede, junto a Deus, pela missão de todos os sacerdotes.

O prelado recordou também que o Papa Bento XVI enviou “um abraço e sua amizade” aos padres. “O Papa é amigo dos padres, neste ano sacerdotal, em quase todas as homilias e reflexões do Santo Padre, ele falou muito bem sobre o sacerdócio, e afirmou: “vocês são o grande corpo da Igreja, são vocês que fazem a Igreja acontecer em suas comunidades e, agora, são convidados a ser missionários, não só a receber na Igreja os que vêm, mas caminhar ao encontro deles”.

“De certa maneira, a Igreja caminha com os pés dos padres, quando eles se movem a Igreja se move. Aí está a responsabilidade evangelizadora e missionária de vocês. Vamos receber a missão de Jesus com alegria e disposição de cumpri-la com todo nosso empenho”, concluiu.

Participaram das Laudes, cerca de 230 bispos e mais 2 mil sacerdotes, além de religiosas, seminaristas e alguns fiéis que se aglomeraram para acompanhar a oração.

:: Veja fotos no Flickr

Veja também
.: Mil crianças fazem primeira comunhão no CEN 2010
.: Canção Nova conduz animação de encontro do CEN 2010
.: Abertura do CEN 2010 conta com presença de 45 mil fiéis
.: O CEN é o momento mais forte para o país, diz Dom Claudio Hummes

.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico
.: Siga o CEN 2010 no Twitter
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo