CEN 2010

“Que os frutos do congresso se espalhem pelo país”, pede Dom João

Ariane Fonseca
Enviada especial a Brasília

Depois de quatro dias de oração, formação e encontro pessoal com Jesus, a 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional chegou ao fim. O evento aconteceu desde quinta-feira (13) até hoje (16), em diferentes pontos de Brasília (DF). Para o Arcebispo da capital federal, Dom João Braz de Aviz, o CEN 2010 foi um instrumento para dar glória a Jesus na Eucaristia

.: Veja fotos no Flickr

“Nos preparamos durante três anos para esse evento, para mostrar ao Brasil que a Eucaristia é o centro da vida. Agora, olhando para tudo e para as dificuldades, vejo que Deus usou estradas para nos conduzir, amar e aperfeiçoar o nosso testemunho”, destacou Dom João, pedindo ainda “que os frutos do congresso se espalhem pelo país”.

.: Veja cobertura completa do evento

O prelado também disse que sentiu “uma grande alegria” ao ver a fé dos cristãos brasilienses e de todos os cantos do Brasil que vieram participar do evento. “Tomará que Brasília seja um sinal de esperança, não de desesperança. A vocação dessa cidade é muito grande! Espero que o amor eucarístico se expanda, também, na política e na economia”.

Na homília de encerramento, o enviado especial do Papa Bento XVI ao evento, Dom Cláudio Hummes, disse que o CEN 2010 manifestou que a Eucaristia é a fonte de vida do cristão. “Neste congresso pedimos a Deus a consciência para sermos, pela Eucaristia, seus discípulos. A fim de, assim, sermos também seus missionários”.

A brasiliense Geralda Lopes de Souza, de 55 anos, participou das atividades todos os dias na Esplanada dos Ministérios e no Parque de Exposições da cidade. Ela é ministra da Eucaristia na Paróquia Santa Mãe de Deus e viajou uma hora diariamente a fim de acompanhar o congresso. “Eu vim sozinha a maioria dos dias, foi uma conversão para mim. Esse congresso mostrou para o Brasil que a capital do país é muito católica e atuante”, destacou Geralda, que hoje veio para a Missa de encerramento com uma caravana de 30 micro-ônibus.

A ministra da Eucaristia também testemunhou que viveu uma provação logo no primeiro dia do evento. “Deixei de ir no aniversário de 33 anos do meu filho para participar da celebração de abertura do CEN. Ele ficou muito chateado comigo, mas eu não podia perder essa oportunidade. Jesus não pode faltar nunca na minha vida”.

A catequista Denilsa dos Santos Ferreira, de 32 anos, também participou das atividades do congresso todos os dias. Segundo ela, o fato do evento ter sido em Brasília é um sinal neste ano eleitoral. “Mostramos para o Brasil o amor pela Eucaristia. Mesmo com todos os problemas aqui da capital em relação ao políticos, mostramos que Deus se faz presente na unidade e que nós podemos fazer a diferença votando em autoridades que defendem a vida e a família”, frisou Denilsa, que trouxe o esposo e a filha de dois anos para vivenciar os momentos também.

Sobre o CEN 2010

A 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional foi o ponto central das celebrações dos 50 anos da Arquidiocese da capital do Brasil – comemorado no dia 21 de abril. A programação do congresso envolveu atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades culturais.

O evento contou com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes de todas as dioceses do país. Dentre eles, destacam-se o prefeito da Congregação para o Clero e representante do Papa Bento XVI ao evento, Dom Cláudio Hummes; o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri; e o bispo de Beley (Ars, França), Dom Guy-Marie Bagnard.

A entrada para a maioria das atividades foi franca. Somente os Simpósios Teológico e de Bioética, que aconteceram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foram restritos a um número determinado de vagas, com taxa de inscrição e programação específica. As grandes celebrações eucarísticas aconteceram na Esplanada dos Ministérios. Outros eventos, também abertos ao público, tiveram lugar no Parque de Exposições da cidade e no complexo Cultural da República.

Veja ainda:

.: Mil crianças fazem primeira comunhão no CEN 2010
.: Canção Nova conduz animação de encontro do CEN 2010
.: Abertura do CEN 2010 conta com presença de 45 mil fiéis
.: O CEN é o momento mais forte para o país, diz Dom Claudio Hummes
.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico
.: Siga o CEN 2010 no Twitter
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo