Saúde informa

1º resultado sobre suspeita de ebola no Brasil é negativo

Ministério da Saúde divulgou resultado hoje; confirmação só será apresentada após um segundo exame

Da Redação, com Ministério da Saúde

O primeiro exame do caso suspeito de infecção pelo vírus ebola no Brasil deu negativo. O resultado foi divulgado na manhã deste sábado, 11, pelo Ministério da Saúde. A confirmação, contudo, só deve ocorrer após a realização de um segundo exame, cuja amostra será coletada neste domingo, 12, e também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará, que pertence à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

O estado de saúde do paciente é bom; ele não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), desde ontem. Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância que acompanha as 64 pessoas que entraram em contato com ele será desmontado.

O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira, 9, em uma Unidade de Pronto Atendimento em Cascavel (PR). O homem, de 47 anos, saiu de Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro, com conexão em Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de setembro. Por apresentar febre e ter vindo de um dos países com casos da doença, o caso foi classificado como suspeito. Ele continuará sendo acompanhado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), até resolver seu caso clínico.

O ebola é transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus é transmitido quando surgem os sintomas.

Leia mais
.: Vacinas experimentais contra Ebola estarão disponíveis em 2015
.: Ebola já matou mais de 2.800 pessoas e número tende a crescer

Assista
.: Situação está sob controle, diz Ministro da Saúde sobre ebola 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo