Janeiro de 2018

14º Intereclesial das CEBs discutirá desafios no mundo urbano

Encontro será em Londrina (PR) em janeiro de 2018 e terá trocas de experiências e reflexões teológicas

Da redação, com CNBB

Será realizado de 23 a 27 de janeiro de 2018 o 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, em Londrina (PR), cujo tema será “CEBs e os desafios no mundo urbano” com o lema “Eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7)”.

O evento tem como principal objetivo reunir representantes de todas as regiões do Brasil, de países da América e de outros lugares para celebrar a diversidade e a beleza de viver o Evangelho de Jesus de Nazaré. A expressão da comunhão entre os fiéis e seus pastores também serão alguns dos objetivos propostos neste encontro.

De acordo com o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, o 14º Intereclesial já conta com dois mil inscritos. A temática do evento, que trata a questão da realidade urbana, é, na visão de Dom Geremias, necessária e urgente e, por isso, atraiu um grande número de participantes. “Hoje já temos um percentual de mais de 80% dos brasileiros vivendo em cidades, os que nelas não habitam vivem a cultura urbana de qualquer jeito, seja por meio da televisão, do rádio, da internet, e isso está tomando conta do nosso país”, afirma.

O encontro ainda debaterá, segundo o arcebispo, a questão dos direitos e da dignidade humana. “Queremos debater o assunto para que de fato o povo que vive nas cidades possa ter a sua dignidade humana respeitada e acima de tudo possa viver bem e para que isso aconteça entra a questão de uma série de direitos a serem conquistados, como é o caso do acesso à educação, ao transporte, à segurança pública. São essas as questões que nós estamos enfrentando hoje”, complementa.

Dom Geremias, anfitrião do 14º Intereclesial das CEBs / Foto: CNBB

Subsídios

O texto-base deste 14º Intereclesial das CEBs tem como título “CEBs e os Desafios do Mundo Urbano”. Ele é dividido no método ver, julgar e agir e, como o próprio nome indica, oferece uma reflexão sobre os desafios vividos no mundo urbano.

O primeiro capítulo traz uma abordagem do processo de urbanização no Brasil, contextualizando a origem das cidades brasileiras, suas dinâmicas e culturas. No segundo capítulo, o texto-base traz uma fundamentação teológica para a ação das CEBs em relação aos desafios da cidade. Já no último capítulo são apontados os problemas mais graves ou mais urgentes pelos animadores de CEBs no Brasil, como a questão da moradia, violência, saúde, educação.

O cartaz do evento, o cancioneiro e a oração que conduzirá o 14º Intereclesial podem ser baixados a página das CEBs: www.cebsdobrasil.com.br.

Histórico

De acordo com o Documento 92 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) intitulado “Mensagem ao povo de Deus sobre as comunidades eclesiais de base”, os Encontros Intereclesiais das CEBs são definidos como patrimônio teológico e pastoral da Igreja no Brasil. A primeira edição aconteceu em 1975, na cidade de Vitória (ES), oportunidade em que diversas dioceses se reuniram para troca de experiências e reflexões teológicas e pastorais sobre a caminhada das CEBs. O evento congrega bispos, religiosos, assessores e animadores das comunidades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo