Cerca de 1.200 pessoas participaram da Jornada por Um Mundo Unido que lembrou a vida e o exemplo da jovem beata Chiara Luce Baldano nesse domingo, 8, no Estádio Miécimo da Silva, na cidade do Rio de Janeiro.
O evento, realizado pelos jovens do Movimento dos Focolares , foi também uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013.
A jovem italiana Chiara Luce (1971 – 1990) faleceu após enfrentar o câncer numa caminhada que evidenciou seu grande amor à vontade de Deus. Beatificada em 2010, hoje seu exemplo contagia milhões de pessoas no mundo inteiro, a ponto de ser considerada uma das intercessoras da JMJ.
“Ela nos mostrou que seguir a Cristo não é perder a vida, mas, sim, viver em plenitude de alegria e felicidade”, destacou Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e vice-presidente da JMJ para assuntos administrativos, na homilia da Missa de encerramento.
O evento teve como tema “Reescrever o Evangelho com a vida”, evidenciando a experiência de Chiara Luce. Muitos jovens contaram suas experiências pessoais e como a beata serviu de inspiração para a vida deles. Diversos jovens do Movimento dos Focolares de outros países também enviaram suas mensagens em vídeo.
Além de jovens cariocas, o evento contou com a participação de jovens de outras cidades fluminenses, de Minas Gerais e de outros estados que cantaram e dançaram suas canções preferidas ao som da banda formada especialmente para o evento.
Assista reportagem sobre a beatificação de Chiara Luce