O bispo da Diocese de Campanha (MG), a qual pertence a cidade onde viveu Nhá Chica – Baependi (MG) – Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM, ressaltou durante entrevista que o milagre mais importante de Nhá Chica é sua santidade reconhecida pela Igreja.
“Creio que para nós o milagre já é esse: a Igreja reconhecendo esta mulher simples, mas ao mesmo tempo dotada de uma nobreza espiritual; uma mulher analfabeta, mas sábia aos olhos de Deus; uma mulher humilde mas que Deus eleva. E Jesus diz no Evangelho de Mateus: ‘Eu te louvo ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, que escondes os mistérios do Teu Reino aos sábios e entendidos e os revela aos pobres, aos pequenos’”, disse o bispo.
Sobre a intercessão que Nhá Chica exerce pelos que recorrem a ela, Dom Diamantino explica: “Ela realmente não pedia só para ela, pedia para todos, sobre tudo através da profunda devoção a Nossa Senhora da Conceição. Nhá Chica é alguém que se faz simples, se faz humilde e generosa para poder, não por ela mesma, mas pela fé em Deus como ela diz, conseguir então aquilo que os outros lhe pedem.”
Nhá Chica foi beatificada no dia 4 de maio de 2013, em Baependi, numa cerimônia presidida pelo Cardeal Ângelo Amato, enviado pelo Papa Francisco.
Veja como foi a cerimônia de beatificação