29 de junho

Papa Emérito Bento XVI celebra hoje 69 anos de sacerdócio

Aniversário sacerdotal é comemorado nesta segunda-feira, 29

Da redação

Papa Emértio Bento XVI/ Foto: Sven Hoppe/ Piscina via Reuters

O Papa Emérito Bento XVI celebra, nesta segunda-feira, 29, seu aniversário sacerdotal. São 69 anos de entrega e consagração a Deus.

Bento XVI foi ordenado, em 29 de junho de 1951, juntamente com seu irmão Georg, pelo então Arcebispo de Munich e Freising, Cardeal Faulhabe

A citação paulina “Não é nossa intenção dominar a fé que vocês têm, mas colaborar para que vocês tenham alegria” (2Cor 1,24) acompanhou Joseph Ratzinger desde o dia de sua  ordenação sacerdotal.

“Éramos mais de quarenta candidatos. Quando éramos chamados, respondíamos ‘Adsum’ (estou aqui) – escreve o próprio Ratzinger em sua autobiografia. “Era um esplêndido dia de verão, inesquecível, como o momento mais importante da minha vida”.

Sacerdócio

Bento XVI escreveu o volume XII da Opera Omnia, intitulada “Anunciadores da Palavra e servidores da vossa alegria”, e o dedicou ao sacerdócio. O livro, cujo subtítulo é “Teologia e Espiritualidade do Sacramento da Ordem”, recolhe mais de 80 textos sobre o ministério eclesiástico, entre eles, estudos teológico-científicos, meditações sobre espiritualidade sacerdotal e homilias sobre o serviço episcopal, sacerdotal e diaconal, frutos da atividade do teólogo, bispo e Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Joseph Ratzinger, cobrindo um lapso período de quase meio século, de 1954 a 2002.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo