Dom Georg Gänswein, Prefeito da Casa Pontifícia e secretário do Papa Bento XVI, continuará desempenhando ambas as funções até o início da sede Vacante – às 20h, do dia 28 de fevereiro. Dom Georg acompanhará o Papa, tanto durante sua temporada em Castel Gandolfo, como no mosteiro em que se retirará após sua renúncia oficial ao pontificado. A equipe da casa pontifícia que serviu o Santo Padre durante os oitos anos, também irá para o mosteiro. Assim informou, padre Federico Lombardi.
Acesse:
.: Todas as notícias da renúncia do Papa Bento XVI
O porta-voz oficial do Vaticano também informou que a viagem de Bento XVI ao México, no ano passado, não foi um elemento determinante em sua decisão de renunciar ao ministério petrino. Da mesma forma, o relatório da comissão de três cardeais (Julian Herranz, Jozef Tomko e Salvatore de Giorgi), instituída pelo Papa em abril de 2012, com a função de levar à frente uma investigação sobre o vazamento de documentos no Vaticano, também não o influenciou.
O Santo Padre, segundo o discurso que fez durante o Consistório, na última segunda-feira, renunciou ao pontificado devido às suas limitações físicas que o impossibilitavam desempenhar a função.