O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Pedro Brito Guimarães, divulgou sua mensagem para o Dia da Vida Consagrada, que se celebra em 2 de fevereiro, Solenidade da Apresentação do Senhor.
Acesse:
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem para a Vida Consagrada
De modo especial, Dom Pedro saúda os membros da Conferência Nacional dos Institutos Seculares, “que escutam o silêncio e a voz de Deus nos sulcos da história”.
Para o Bispo, trata-se de uma vocação que ainda precisa ser descoberta, conhecida e valorizada em nosso país, pois os membros dos Institutos Seculares são sinais da presença amorosa de Deus onde estão. Trabalhando em diversos seguimentos da sociedade, em funções diversas, situações inúmeras, eles são como “sal e luz”.
Dom Pedro cita ainda o Papa Bento XVI, que ressaltou a vocação dos Institutos Seculares: “Estarem no mundo, assumindo todos os cargos, com um olhar humano que coincida sempre com o divino, na consciência de que Deus escreve a sua história de salvação na trama dos acontecimentos da história” do homem.
“O mundo tem sede de conhecer verdadeiramente a face de Deus. E só poderá apresentá-Lo quem o conhece. Eis, então, a missão dos Consagrados e das Consagradas: conhecer, encontrar e amar a Jesus para torná-Lo conhecido, encontrado, amado e seguido”, escreve o prelado.