Vaticano

Ad Limina: Em 2013, Papa recebe visita só de bispos italianos

O Secretário da Congregação para os Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri, em entrevista ao Jornal Vaticano "L'Osservatore Romano" explicou que neste ano o Papa Bento XVI receberá, em visita Ad Limina somente os integrantes da Conferência Episcopal Italiana.

O motivo é "o Ano da Fé, que não permitirá a visita de outras Conferências Episcopais, considerando a amplitude da Conferência Episcopal Italiana", explicou.

Dom Lorenzo comentou também o significado do termo Visita ad Limina Apostolorum. Segundo ele, a expressão designa "a visita aos umbrais dos Apóstolos, no sentido de que os bispos periodicamente são convidados a ir até Roma para 'videre Petrum' (ver a Pedro, segundo tradução livre), fazendo uma peregrinação às tumbas dos apóstolos Pedro e Paulo, fundadores da Igreja de Roma, e expressar e reforçar a unidade e a colegialidade da Igreja".

A visita acontece a cada cinco anos e, na ocasião, os bispos apresentam a realidade pastoral das suas dioceses e prelaturas e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo