O Santo Padre recebeu, nesta sexta-feira, 16, em audiência pela de manhã, o Presidente da República da Costa do Marfim, Alassane Ouattara. Sucessivamente, este encontrou-se também com o Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado, que se encontrava acompanhado pelo arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.
No decurso dos colóquios – como refere o comunicado oficial – sublinharam-se as cordiais relações existentes entre a Santa Sé e a Costa do Marfim, assim como a convergência de pareceres sobre o contributo que a Igreja pode oferecer ao bem de todo o país, encorajando a paz e promovendo os direitos humanos, o diálogo e a reconciliação nacional, única via para favorecer a unidade e o desenvolvimento.
Foi também realçada a profícua colaboração entre a Igreja e o Estado, nomeadamente no setor da saúde e da educação. Fizeram-se votos pela conclusão das negociações em vista de um Acordo entre a Santa Sé e a República da Costa do Marfim.
Finalmente, conclui o comunicado final, “nos colóquios foram passados em revista alguns desafios regionais com que atualmente se confronta o continente africano, questões acompanhadas especialmente pelo presidente Ouattara também na sua qualidade de Presidente da Comunidade Económica dos Países da África Ocidental.
Bento XVI recebeu também, um grupo de bispos da Conferência Episcopal francesa: o cardeal arcebispo de Paris, André Vingt-Trois, com os Auxiliares, os restantes bispos da região parisiense (Créteil, Evry, Meaux, Nanterre, Saint-Denis e Versailles) e ainda o Ordinário Militar para a França e o Visitador Apostólico dos fiéis católicos arménios da Europa Ocidental (que tem a sua sede em Paris).