O Canção Nova Notícias exibiu na edição da sexta-feira, 9, as reportagens que receberam o Prêmio João Paulo II de
Jornalismo 2012. Ao longo desse ano, o telejornal mostrou várias reportagens que fizeram valer seu lema: "a serviço da vida e da esperança". Foram quatro reportagens premiadas, duas na categoria factual e duas na categoria especial.
Na categoria factual, a cobertura da viagem do Papa Bento XVI ao México, em março deste ano, foi premiada com o 2º lugar. O repórter Raphael Leal explica o "efeito Papa". Você vai rever como os mexicanos expressaram sua alegria pela visita de Bento XVI que deixou saudades no coração do povo.
Durante o Acampamento PHN 2012, milhares de jovens lotaram a Canção Nova, no interior de São Paulo. Muitos escolheram o camping para passar os cinco dias de evento. Com esta matéria, os repórteres Otávio Baldim e Ederaldo Paulini levaram o 1º lugar na categoria factual.
Mais de cinco mil e duzentos brasileiros cheios de incertezas. São crianças e adolescentes que vivem em orfanatos à espera de um lar, de uma família. Crianças portadoras de necessidades especiais são as que mais experimentam a rejeição quando o assunto é adoção. Nossa equipe, em São Paulo, encontrou gente capaz de dar uma resposta diferente a essa dura realidade social. A reportagem que você vê é a 2ª colocada na categoria especial.
O Brasil é conhecido mundialmente por sua mistura de raças, mas nem todos aceitam essa diversidade. De acordo com a Fundação Perseu Abramo, 87% da população admite que há discriminação racial no país e apenas 4% assume que é racista. Esta é a reportagem vencedora na categoria especial.