O Secretário-Geral da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, padre Timothy Lehane Barrett, SVD, escreveu uma exortação por ocasião do Dia Mundial das Missões, celebrado neste domingo, 21, em todo o mundo. O padre enfatizou que a humanidade precisa de missionários e que a crise de fé não pode atrapalhar a evangelização.
“A missão não é 'opcional'” – acrescenta o Secretário – Deve ser horizonte constante e paradigma de todo esforço eclesial. A humanidade necessita de missionários e não podemos permitir que uma crise de fé se torne um obstáculo para a evangelização. A celebração do Dia Mundial das Missões neste Ano da Fé é mais um sinal da graça do Senhor".
No texto, o religioso diz que neste ano, extraordinariamente, o Mês Missionário tem um significado especial, porque coincide com o 50º aniversário do Concílio Vaticano II, com a abertura do Ano da Fé (2012-2013) e com o Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização.
No Concílio, havia cerca de 600 Bispos provenientes de territórios de missão. “Hoje, existem cerca de 1.100 dioceses missionárias e isto demonstra como a Igreja cresceu nos últimos 50 anos”, escreve o sacerdote. Ele recorda que a Pontifícia Obra da Propagação da Fé, através da coleta do Dia das Missões, contribui de modo significativo para a criação destas dioceses e para reafirmar, no coração de todos, a necessidade e a urgência da evangelização Ad Gentes.