O Sínodo dos Bispos, em andamento no Vaticano, fez um apelo nesta terça-feira, 16, em favor do Haiti, que depois do terremoto de janeiro de 2010 e a epidemia de cólera vive num estado persistente de emergência humanitária.
O bispo de Jacmel, diocese haitiana, Dom Launay Saturné, falou sobre os problemas vividos pelo povo haitiano e fez um apelo: "Precisamos da solidariedade internacional, da solidariedade da Igreja. Agradeço por tudo o que foi feito pelo Haiti, mas o caminho da reconstrução ainda é longo e precisamos da solidariedade de todos."
Dom Saturné ressaltou que o Sínodo é uma ocasião para os bispos haitianos entenderem como levar adiante a evangelização. "No Haiti, buscamos, neste momento, reconstruir casas, mas temos de reconstruir também a pessoa humana. Para refazer as pessoas, precisamos evangelizar a fim de edificar o homem espiritual e construir um novo país e uma nova Igreja", destacou o bispo.
O bispo de Jacmel destacou ainda que não obstante as dificuldades, o povo haitiano continua firme na fé. "A fé nos ajuda a seguir em frente e isso vale não somente para os países pobres, mas para todos".