O serviço telefônico – 0800 – que vai receber denúncias de crimes, corrupção e/ou fraudes eleitorais já está funcionando no Pará e Amapá. O Disque Denúncia foi lançado na última semana, na sede da CNBB em Belém, no Pará, durante coletiva de imprensa com representantes da Comissão de Justiça e Paz (CJP), do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O número do Disque Denúncia é 0800 – 096 – 0002 e as declarações eletrônicas serão totalmente sigilosas, o que preservará a identidade de quem as denunciar, além de serem recebidas diretamente pelos promotores de justiça da área eleitoral. O sistema terá acompanhamento simultâneo do procurador regional que verificará todos os relatórios, para análise e investigação.
De acordo com a CNBB, o serviço funcionará de 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, nos primeiros meses. A partir de 22 de setembro, exatamente 15 dias antes das eleições municipais (07 de outubro), o Disque Denúncia vai atender 24 horas, inclusive aos sábados e domingos.
O atendimento é realizado por voluntários convocados pela CNBB, que continua recebendo inscrições de candidatos interessados em trabalhar no recebimento das denúncias. Para se cadastrar, basta procurar a entidade, que fica na Travessa Barão do Triunfo, 3151, bairro do Marco, no horário comercial.