Veja abaixo íntegra da mensagem do Papa Bento XVI aos budistas:
Venerável Kojun HANDA
256th TendaiZasu
Monge supremo da denominação budista Tendai
Tenho o prazer de cumprimentá-lo e também os líderes religiosos reunidos pelo 25º aniversário do encontro da Cúpula de Religiosos no Monte Hiei, no espírito do encontro histórico de 1986 em Assis promovido pelo meu predecessor venerado João Paulo II. O compromisso com a causa da paz por parte de lideranças religiosas é de suma importância e estou feliz por poder aprender isso, obrigado por seus esforços, o encontro no Monte Hiei tornou-se um grande evento que contribui efetivamente para dialogar entre pessoas de diferentes crenças.
Estou confiante de que o trabalho da Cúpula e do Simpósio em estudar a resposta dos líderes religiosos nos desastres naturais conduzirá a uma maior solidariedade e ajuda mútua. De acordo com a perspectiva cristã, o amor dado para aqueles que sofrem é um reflexo da divina caridade de Deus que amou tanto o mundo que mandou Seu único Filho Jesus Cristo. Nesse sentido, minha memória recorda o terremoto e o tsunami no nordeste do Japão no ano passado e as terríveis consequências para toda a nação. Foi animador aprender sobre o papel efetivo dos líderes religiosos em oferecer esperança e suporte, bem como conselhos e consolo, para todos os atingidos. O trágico incidente também mostrou como as pessoas de diferentes crenças podem cooperar umas com as outras para o bem da pessoa humana.
Com esses sentimentos, e como penhor de boa vontade e amizade, sobre todos reunidos eu invoco a abundância de bênçãos divinas.
Bento XVI