O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli, participou, por videoconferência, do início das atividades do 3º Encontro Nacional de Pascom. O evento está sendo realizado no Santuário Nacional em Aparecida (SP), de 19 a 22 de julho.
Em sua mensagem, Dom Celli destacou a necessidade das pessoas que trabalham com a comunicação buscarem sempre um alto profissionalismo. Ele lembrou que o desenvolvimento tecnológico nos dias de hoje, em especial na área da comunicação, é surpreendente e permite um aumento na capacidade de conhecimento e reação de cada pessoa. Tal desenvolvimento promove transformações, inclusive no que tange à fé.
"A Igreja, neste contexto, deve anunciar esperança. Ela (a Igreja) é chamada a comunicar o mistério de Deus", afirmou Dom Celli.
O presidente do Pontifício para as Comunicações Sociais ressaltou, no entanto, que ao longo desse processo há desafios. De acordo com ele, a Igreja encontra dificuldades no diálogo com a cultura contemporânea e destacou também que esse anúncio não é uma tarefa que cabe somente aos bispos, mas encolve o profissionalismo de todos.
E a comunicação não diz respeito somente aos fatos externos. Dom Celli explicou que a comunicação envolve a dimensão institucional mas também a dimensão pessoal, de forma que podemos transmitir também o que somos como pessoas, nossos interesses e sintonias. "Podemos comunicar algo, mas ao mesmo tempo comunicar a nós mesmos", disse. Ele informou ainda que, nesse sentido, um dos grandes desafios da comunicação hoje é manter coerência entre o que a pessoa comunica e o que ela é.
Após a videoconferência, os participantes assistiram à palestra da professora da Universidade Estadual de Londrina, Rosane Borges, com o tema "Os sentidos da comunicação". As atividades do 3º encontro de Pascom terminam neste domingo, 22.