A última edição do jornal vaticano, L’Osservatore Romano, dá destaque à abertura do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que a partir desta quinta-feira, 19, reúne em Aparecida religiosos e leigos comunicadores de todo o Brasil.
O jornal vaticano cita a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social da CNBB, Ir. Élide Fogolari, uma das organizadoras do evento, sobre quanto seja importante a pastoral da comunicação para a Igreja.
Leia mais
.: Últimas vagas para encontro de Comunicadores em Aparecida
Recordando o Beato João Paulo II, a religiosa evidenciou a necessidade de levar a mensagem do Evangelho a esta nova cultura administrada pelos meios de comunicação de massa, que constituem a parte central do grande areópago no qual se compartilham ideias e se formam valores e comportamentos.
No artigo, L’Osservatore ressalta os inúmeros projetos promovidos pelas dioceses brasileiras para formar os jovens no campo da cultura digital.
Com o tema “Identidade e Missão”, o evento terá início às 19h, com a abertura feita pela coordenadora da Pascom do Regional Sul 4 (Santa Catarina) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Maria Terezinha de Campos. Na ocasião será lançado o Hino e a Logomarca da Pascom.
Com um cronograma de atividades intenso e extenso, temas atuais e de grande relevância serão tratados nos painéis e seminários propostos. Assuntos como web jornalismo, Redes Sociais, Mídias convergentes e crimes na internet trarão o universo online para a programação, assim como outros temas voltados para a comunicação na catequese, na liturgia e para a os jovens.
As exposições serão proferidas por representantes da Igreja, professores e doutores convidados. O encontro se encerra no domingo, 22, com apresentação de cinco grupos, subdivididos pelos Regionais da CNBB. Os grupos irão expor como a Pascom está atuando nos Regionais, e propor alternativas para fortalecer suas ações. Às 11h30 haverá o encerramento, com o Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o envio dos discípulos missionários da comunicação.